Protagonismo juvenil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Protagonismo Juvenil: O que é e como praticá-lo

Autor: Antonio Carlos Gomes da Costa

“Tu me dizes, eu esqueço.
Tu me ensinas, eu lembro.
Tu me envolves, eu aprendo.”
Benjamim Franklin

Índice
• Parte I - Conceitos Básicos: Juventude, Educação e Mudança
• Parte II - Estruturando Ações de Protagonismo Juvenil
• Roteiro Simplificado de Elaboração de um Projeto

Parte I: ConceitosBásicos: Juventude, Educação e Mudança

1. Qual o grande desafio da educação nesta reta final de século e de milênio?

* Segundo Ítalo Gastaldi, o grande desafio da educação nos dias de hoje reside na questão dos valores, ou seja, na capacidade de as gerações adultas possibilitarem aos jovens identificar, incorporar e realizar os valores positivos construídos ao longo da evolução da históriahumana.

2. Por que esta tarefa tornou-se tão desafiadora e complexa em nosso tempo?

* Porque - precisamente agora - estamos vivendo num mundo marcado por uma série de dinamismos, que, tomados em conjunto, configuram o ingresso da humanidade numa nova etapa do processo civilizatório.

3. Que dinamismos são esses?

* No plano econômico, a globalização dos mercados. No plano tecnológico, oingresso na era pós-industrial e, no plano sócio-cultural, a chamada pós-chamada.

4. Quais são as conseqüências desses dinamismos para o cotidiano social dos jovens?

* São muitas e bastante diversificadas. A globalização dos mercados, por exemplo, exige que cada país, para inserir-se de forma competitiva na economia internacional, eleve dramaticamente seus níveis de produtividade e qualidadena produção de bens e serviços. Isto, frequentemente, se faz por meio de ajustes estruturais na economia. Estes ajustes, pelo menos num primeiro momento, têm acarretado um elevado custo social, que é pago, principalmente, pelo mais pobres.

5. E o ingresso na era pós-industrial?

* As novas tecnologias já não substituem apenas a força muscular de homens e animais. Elas - agora - através dasmáquinas inteligentes, substituem também boa parte do esforço cerebral humano. Está nascendo um novo mundo do trabalho marcado pela robótica, a telemática, a informática, os novos materiais e a biotecnologia.
* No interior desse quadro, o mercado de trabalho tende a tornar-se cada vez mais complexo, competitivo e reduzido em suas dimensões. As novas tecnologias possibilitam o aumento crescente daprodução sem aumento ou até mesmo com crescente redução dos empregos. Em resumo, produção e emprego, daqui para a frente, estarão definitivamente desvinculadas uma da outra.

6. E a cultura pós-moderna?

* A cultura pós-moderna, segundo os estudiosos do tema, é o ambiente cultural da era pós-industrial e do mundo globalizado.
* A pós-modernidade, segundo Gastaldi, é marcada por alguns traçoscomo a desconfiança da razão, a desaparição de dogmas convicções e princípios fixos, a fragmentação das cosmovisões, através da crise dos grandes relatos e a dissolução do sentido da história. Tudo isso levando a formas cada vez mais variadas e difusas de religiosidade, o distanciamento, em vez do conflito, entre jovens e adultos e, principalmente, a uma crise de valores sem precedentes. A busca doprazer imediato e o consumismo emergem como características emblemáticas desses novos tempos.

7. Qual a grande conseqüência social de tudo isso?

* A globalização e o ingresso na era pós-industrial podem ter como conseqüência um enorme crescimento da exclusão social, se a humanidade não for capaz de conciliar a agenda da transformação produtiva, que é econômica e técnico-científica, com aagenda da equidade social, que é essencialmente ético-política. E isto nos faz lembrar das palavras pre-figuradoras de André Malraux: “O século XXI será ético e espiritual ou não será.”

8. E como fica a educação diante de tudo isso?

* A educação está desafiada a encarar e vencer esses novos desafios. Ele já não pode mais reduzir-se apenas à transmissão de conhecimentos, habilidades e...
tracking img