Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

 A recuperação judicial objetiva a superação da crise empresarial, permitindo a continuidade da atividade econômica para evitar afalência, tendo por finalidade, nos termos do art. 47 da Lei n° 11.101/2005, a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e do interesse dos credores no intuito de promover a preservação daempresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

A falência é basicamente um processo de execução coletiva ,  ocorrendo  arrecadação  e  venda  judicial forçada  de  todos os bens do falido para   posterior  rateio proporcional aos   credores,  segundo  a  classificação  estabelecida pela legislação

2- Quem tem legitimidade ativa e passiva na falência?

De acordo com o art.566, CPC, têm legitimidade ativa para promover a ação de execução:
I - O credor a quem a lei confere título executivo;
II - O MP, nos casos prescritos em lei. O art.567, CPC, enumera asdemais pessoas que possuem legitimidade ativa no processo de execução, são elas:
I - o espólio, os herdeiros ou os sucessores do credor, sempre que, por morte deste, lhes for transmitido odireito resultante do título executivo;(por transmissão);
II - o cessionário, quando o direito resultante do título executivo lhe foi transferido por ato entre vivos;
III - o sub-rogado, noscasos de sub-rogação legal ou convencional.

Quanto à legitimidade passiva, esta também pode ser dividida em ordinária e extraordinária. Possuem legitimidade passiva ordinária, de acordo com o art.568, CPC,: o devedor reconhecido como tal no título executivo, assim como seu espólio, seus herdeiros e sucessores, além do novo devedor que tenha assumido a dívida com o consentimento do credor.3-Qual a ordem de pagamento num processo de falência?

Art. 83 da lei de falência 
1 - Extra concursais
2 - Importâncias passíveis de restituição - (lei falimentar)
3 - Legislações do trabalho...
tracking img