Contabilidade bancaria-casos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
* Com o objectivo de obter uma imagem verdadeira e apropriada do activo, passivo e dos resultados das operações da empresa, os registos devem basear-se em princípios contabilisticosgeralmente aceites, designadamente o do custo histórico, quer a escudos nominais, quer a escudos constantes.
O fenómeno inflacionista e o crescimento económico provocam e evidenciam, entre outrosefeitos, a subquantificação dos activos não monetários, levando muitas empresas a ajustar ocasionalmente algumas rubricas do balanço.
Tais ajustamentos têm expressão no capital próprio das empresasatravés das denominadas “reservas de reavaliação” ,que representam, em rigor, resultados potencias, isto é, resultados não realizados.
* Ao nivel fiscal, os efeitos da inflacção nas demostraçõesfinanceiras têm sido parcialmente tratados, como regra, através de ajustamentos monetários ocasionais de imobilizado corpóreo efectuados nos termos autorizados por lei.
* Em face, designadamente, dadegradação da situação financeira, do insucesso das politicas crediticias empresarias e das limitações ditadas pela lei fiscal quanto aos bens susceptiveis de reavaliar, algumas empresas procedem arevalorização contabilistica de determinadoos elementos do activo, nomeadamente imóveis, constituindo as denominadas “reavaliações livres” (também chamadas reavaliações extraodinarias oueconómicas),utilizando de seguida a reserva assim criada quer na cobertura de prejuizos acumulados quer no reforço do capital social.
Com efeito, a inexistência de um sistema de controlo das avaliações casuisticastem contribuido para facilitar a omissão de uma questão importante, que é saber se a reavaliação é revista por forma a acompanhar o comportamento dos preços dos bens no Mercado.

2. Tratamentocontabilistico
* Reavaliar um activo significa ajustar, geralmente por acréscimo, a quantia assentada do mesmo; este acréscimo, depois de ajustadas as correspondentes amortizações acumuladas, se...
tracking img