Contabildade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade
Análise das Demonstrações Contábeis - Análise Vertical e Horizontal

Sumário
1 - Introdução
2 - Tipos de Análise
3 - Técnicas Utilizadas na Análise
4 – Análise Vertical / Horizontal
4.1 – Análise Vertical
4.2 - Análise Horizontal
4.3 - Objetivos da Análise Vertical e Horizontal

1 - Introdução
A Contabilidade é uma ciência de informação, cujo objetivo écontrolar o Patrimônio, visando fornecer uma série de dados sobre a estrutura da empresa.
A Análise das Demonstrações Financeiras transforma esses dados em informações úteis para os interessados, sócios ou acionistas, fornecedores, instituições financeiras e o governo.
A análise das Demonstrações Financeiras compreende um exame detalhado dos diversos componentes, conhecidos como contas, fazendo umcomparativo entre si ou em relação a outros integrantes como um todo.
Uma análise para ser mais eficiente, deve se basear em mais de um exercício social, é recomendável a comparação de no mínimo três exercícios sociais, para observar a tendência dos indicadores.
Sendo um dado numérico estático, o índice não deve ser considerado isoladamente, mas sim sob o aspecto dinâmico e dentro de um contextomais amplo, onde outros indicadores e variáveis devem ser cuidadosamente interpretados, inclusive em relação ao mercado de atuação da empresa e os próprios indicadores de outras empresas do mesmo ramo de negócios.

2 - Tipos de Análise
- De estrutura, vertical ou de composição;
- De evolução, horizontal ou de crescimento;
- De confronto (valores monetários não-homogêneos);
- De origens eaplicações de recursos, ou de fluxos de recursos.
3 - Técnicas Utilizadas na Análise
As principais técnicas de análise utilizadas são:

I – Análise Horizontal
Demonstra a evolução das contas patrimoniais e de resultado dentro de uma série de exercícios.
Através desta técnica é possível avaliar e acompanhar a evolução das Receitas e das Despesas bem como dos investimentos realizados.

II –Análise Vertical
Permite determinar a participação relativa de cada conta no grupo total. A análise vertical demonstra a estrutura econômico-financeira da empresa.

III – Indicadores Econômico-Financeiros
Através desta técnica são utilizados vários índices que visam a oferecer instrumentos úteis para uma melhor conclusão sobre a empresa , como índice de liquidez, endividamento, operacional,etc.

Análise Econômica
É o estudo do Patrimônio Líquido, num enfoque estático; e do Lucro ou Prejuízo, num processo dinâmico.

Análise Financeira
É o estudo das disponibilidades como forma de a empresa saldar suas dívidas, ou seja, o estudo de sua capacidade de pagamento.

IV – Diagrama de Índices
Técnica importante para a análise das Demonstrações. É desenvolvido peladecomposição dos elementos que influenciam os índices.
Adota-se esta técnica no estudo da Rentabilidade da Empresa através do Retorno sobre o investimento operacional.

4 – Análise Vertical / Horizontal
A Análise Vertical ou de estrutura, das Demonstrações Financeiras corresponde ao estudo das alterações das composições dos elementos patrimoniais, Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e Resultado doExercício.
A composição dos grupos patrimoniais pode indicar o perfil da empresa.
Uma empresa comercial tende a apresentar um ativo Circulante com uma participação mais acentuada diante de todo o ativo; já uma empresa industrial a participação do Imobilizado é maior no conjunto do Ativo.

4.1 – Análise Vertical
A análise vertical visa demonstrar ao analista, a proporção que representa cada contaem relação ao grupo contábil em que se encontra, ou como comumente é mais utilizada, em relação ao total geral da demonstração analisada.
Para melhor entendermos esta sistemática, vamos verificar uma análise vertical da Demonstração de Resultado do Exercício, como segue:
Este tipo de análise verifica a participação de cada conta de Resultado em relação às vendas. Neste caso o valor das...
tracking img