O estilo artigas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O estilo Artigas

João Batista Villanova Artigas. Arquiteto brasileiro de obra respeitada, personalidade marcante, professor acima de qualquer circunstância. Defensor de qualidade em todos os níveis, da contribuição brasileira ao conjunto da cultura universal. Militante político para quem as questões sociais assumem a maior relevância. Polêmico, era portador de discurso farto e de práticaconseqüente. Digno, severo, bem humorado, irônico, apaixonado, indignado, instigante, contundente. Arrojado e simples a um só tempo...
Dalva Thomaz


Sendo um dos mais importantes arquitetos brasileiros do século XX, autor de uma obra vasta e coerente, portadora de uma beleza que emociona quem percorre os espaços que construiu, Villanova Artigas não viu o seu nome projetado internacionalmente com aeloqüência que provavelmente merecia.
“Você tem que inventar a arquitetura de acordo com a visão do mundo. Isso é Artigas”, explicou-se certo dia Paulo Mendes da Rocha, quando eu, como estrangeira, procurava reconstruir a imagem desse arquiteto, falecido em 1985, que carrega a paternidade da “escola paulista”. A repercussão dos seus ensinamentos frutificou num grupo de arquitetos locais com umalinguagem plástica e técnica únicas, com tal consistência que neles se reconhece a fixação a um modelo estável.
Para suas particularidades e invenções, essas manifestações arquitetônicas extravasaram inclusive a figura patriarcal de Oscar Niemeyer, sobre quem escreveu um dia o grande Darcy Ribeiro, num excesso que somente a profunda amizade justifica, seria o único brasileiro contemporâneo de queo mundo se lembraria daqui 500 anos.
A herança de Artigas sobrepõe-se então aos desígnios da história, condição que amplia o seu pioneirismo por voluntariamente fixar um “estilo paulista”. Todavia, como é próprio dos precursores, rebelando-se contra a hegemonia das suas premissas uniformizadoras. Até porque Artigas teve a oportunidade, rara entre os pedagogos, de definir um projeto de ensino dearquitetura e de o acompanhar com a materialização de um edifício, uma escola que servisse de manifesto e também de padrão de referência para o discurso formador por si defendido. Nela Artigas expôs-se como arquiteto e como bicho político, um humanista que criou convicto os espaços de manifestação do homem. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) éprovavelmente o seu maior legado, não somente arquitetônico mas também de vida. Não obstante todas as realizações anteriores que para ela contribuíram e as posteriores que dela repetiram o essencial, fixou-se como um tipo, o modelo paulista, baseado na convicção de que a arquitetura resolve numa forma só todos os dilemas que o programa coloca, os funcionais, os técnicos, os paisagísticos, os estéticos ou osideológicos.
Reflete os tempos ainda gloriosos que antecederam a Ditadura iniciada em 1964, momento em que Artigas veria os seus objetivos pedagógicos ameaçados, culminando com o seu afastamento da escola em 1969. Retornaria cerca de uma década depois, para júbilo das novíssimas gerações, não tanto daquelas que ainda dominavam a FAU, mas das que nela se iriam formar a partir dos anos 80.
O queprevaleceu antes entre os brasileiros foi a consciência de uma arquitetura própria nacional perfeitamente interiorizada, desde que o arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy o declarou numa entrevista ao Jornal do Brasil em 1961: “Não se pode negar que a arquitetura contemporânea brasileira apresenta característica que a distinguem, que conferem, mesmo as mais diferentes realizações, um certo ar defamília”.
Partido ou tradições recentes, porque foram desenvolvidas a partir do choque causado pela descoberta da arquitetura moderna. Aquela que, na sua maioria, chegou dos anos 20 pela mão de exilados europeus educados já no novo espírito das vanguardas do velho continente ou das novas gerações brasileiras que se formavam no exterior. Essa nova arquitetura teve um efeito redentor para os...
tracking img