Contabildade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distancia – Polo COTIA


TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho de Teoria da Contabilidade apresentado à Universidade Anhanguera - Uniderp, curso de administração, sob a orientação do Tutor Prof. ME. Olney Bruno da Silveira JuniorPOLO COTIA
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
A Contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização, e advém da
necessidade humana de registrar e proteger suas posses e controlá-las, organizando
assim a sociedade humana economicamente. Com ela evoluíram várias outras áreas do
conhecimento e seus instrumentos, como a matemática, que está intrinsecamente ligada
àContabilidade. Esta só conheceu os números abstratos devido a necessidade contábil, e
vem evoluindo juntamente com a mesma.
A economia também é grande aliada da Contabilidade, no sentido de traduzir as
informações contábeis e suas demonstrações, tornando-as analíticas e competitivas
indicando tendências de mercado positivas, negativas ou até mesmo nulas, conforme cita
Iudícibus (2001).
Sendo assim,se faz necessária uma pesquisa acadêmica, que consiga abordar a
origem contábil e sua evolução, para assim traçar novas perspectivas e tendências,
deixando para traz as tabulações em argila e barro, e vindo para a Era da informática sem
perder sua essência e princípios enquanto ciência e instrumento de organização e
sistematização social, conforme cita Sá (2006).

ORIGEM DA CONTABILIDADE

Osurgimento da contabilidade deu-se ainda nas civilizações da Antiguidade, estudos feitos nesta área, nos mostram que o homem primitivo já se preocupava em cuidar de sua riqueza. Existem registros de primeiros sinais da existência da contas e os primeiros exemplos completos de contabilidade a aproximadamente 4000 a.C., na civilização sumério-babilonense.
A contabilidade foi aprimorando-se deacordo com as necessidades de cada período histórico. O aparecimento da escrita, o surgimento da moeda, o descobrimento da América, a invenção da máquina a vapor, que deu impulso a Revolução Industrial, são todos marcos da nossa história que fizeram com que a ciência contábil se desenvolvesse.

OS PRIMEIROS SINAIS QUE IVIDENCIAM A EXISTENCIA DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE
Os primeiros sinaisobjetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 a C , na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.

As primeiras anotações eram feitas em termos físicos pois somente haviam trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 a C, este quadro se alterou, por ocasião do surgimento da moeda.Há informações que os primeiros rudimentos de balanço surgiram no ano de 1.300 em Florença, Itália.

EVOLUÇÃO DA COTABILIDADE
Foi a partir do século XII até o início do século XVII, a Europa, e principalmente a Itália, explodiram em desenvolvimento econômico e cultural, trazido pela grande expansão comercial. Juntamente com a expansão comercial houve a necessidade da criação de um método detroca mais flexível que o escambo. Surgiu a “moeda”, e a contabilidade passa a ter valores monetários.
Após o surgimento do método das partidas dobradas e sua divulgação, através da obra de Luca Pacioli _ Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalita, em 1494, a “escola italiana” teve impulso e se espalhou pela Europa, daí então a escrituração contábil ganhou sua verdadeirarelevância, fazendo com que os registros patrimoniais e os métodos de avaliação se desenvolvessem muito.
A partir da Revolução Industrial, no século XVIII, na Inglaterra, as técnicas contábeis tomaram grande e novo impulso, com o desenvolvimento econômico gerou grandes empresas e o surgimento do mercado de capitais, desta forma a ciência contábil foi forçada a readaptar-se devido a complexibilidade...
tracking img