Resenha do mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES
SERVIÇO SOCIAL

JORGE FERNANDO DE SOUZA NETO

Resenha crítica: O Mito Da Caverna - Platão

Maceió – AL
2013

JORGE FERNANDO DE SOUZA NETO

Resenha crítica:O Mito Da Caverna - Platão

Relatório apresentado ao Curso
de Serviço Social, sob orientação da profª. M. Silmara, como um dospré-requisitos para avaliação da disciplina de Fundamentos Filosóficos do Serviço Social.

Maceió – AL
2013

O mito da caverna trata-se de uma escrita de Platão onde mostra a posição da sociedade nosentido do conhecimento e sua realidade. Essa narrativa mostra dois homens que nasceram e viveram em uma caverna onde não tinha contato algum com o mundo, o único contato que eles tinham é uma clareiradentro da caverna, até que um dia, um desses homens consegue sair dessa caverna e fica abismado com o mundo e suas cores e fica cego, as cores para esse homem é a luz do sol. Através dessa libertação,o homem conhece um mundo real que é a sua essência.
Apesar dessa passagem escrita por Platão a milhares de anos, na realidade e nesta sociedade capitalista em que vivemos não nos faz ser diferentesmuito não, muitos seres humanos são alienados por esta sociedade e não se permite a conhecer e a entender a realidade em que vivemos, a classe trabalhadora cada vez mais fica presa nesta sociedade tãoperversa e mesquinha. Nesta sociedade capitalista a classe trabalhadora não se permite a conhecer realmente a realidade que nos cerca e reproduz cada vez mais as posições ditas pela sociedadecapitalista. O homem sofrerá sempre que buscar conhecer a realidade, quando conhecer essa realidade o homem não se permitirá a alienação.
O homem só sairá dessa escuridão quando se permitir conhecer arealidade quando buscar o conhecimento, conhecimento esse que dá base e se faz entender através das indagações. O conhecimento imposto pela sociedade capitalista não é conhecimento e sim reprodução de...
tracking img