Principais frutas do vale do jequitinhonha e suas respectivas funções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais frutas do Vale do Jequitinhonha e suas respectivas funções
Lauro ANTONIO LIMA VIANA1
UDILSON PEREIRA DA SILVA2
DIEGO AUGUSTO SALES DE BARROS3
VICTOR SOUSA AMARAL4

Resumo: Este trabalho tem como objetivo informar sobre algumas das principais frutas produzidas e consumidas no vale do Jequitinhonha, tendo como referência o panfleto da EMATER-MG FRUTAS: BOAS FONTES DE FIBRAS,VITAMINAS E MINERAIS da série Alimentação e Nutrição, a revista Saúde & Beleza abordando a alimentação em uma publicação de 21 de junho de 2010 e o site Brasil Escola onde aborda valores nutricionais das frutas, mostrando benefícios, malefícios e aspectos de seu consumo diário.
Palavras Chaves: Frutas, vale do Jequitinhonha, benefícios, consumo diário

* Introdução
Trabalho apresentado ao 5ºPeríodo de Enfermagem, da ALFA - Faculdade de Almenara.
As frutas são muito importantes para o organismo. Fornecem minerais, vitaminas e fibras que regulam o funcionamento do corpo, protegendo-o contra patologias.
As frutas podem ser consumidas in natura ou combinadas com outros alimentos, por meio de varias preparações, como: sucos, doces, bolos, etc. Constituem uma boa alternativa paralanches e sobremesas.
Sabemos que existem grandes variedades de frutas cultivadas no vale, selecionamos nessa pesquisa quatro frutas, manga, mamão, banana e coco em que no nosso consenso são as principais frutas tendo o senso comum de sermos moradores da região.
Abordaremos os seus benefícios e qual deve ser o consumo diário dessas quatro frutas.
1 – Manga
1.1 Benefícios
Segundo a revista Saúde& Cia de maio de 2009, diz que a manga é excelente no combate aos antioxidantes e radicais livre – isto quer dizer que seu consumo pode retardar o envelhecimento -, pois ela é rica em vitamina A e C, e que também há boa quantidade de vitaminas do complexo B – segundo reportagens do site Brasil Escola a Vitamina B é importante para um grande número de funções corporais, como produção deenergia, regulação do açúcar sanguíneo, função imunológica e outras -. Sais minerais como: cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, existem em grande quantidade na manga. A revista Saúde & Cia relata que a manga trás benefícios como: Melhora a visão, Ajuda no crescimento e conservação de uma pele saudável; Ajuda na luta contra infecções; Ajuda no crescimento dos ossos e dentes; Evita a calvície;É purificador do sangue e diurético; Promove a regularidade intestinal; É expectorante; Combate a acidez e outras doenças do estômago; É vermífugo; Auxilia no combate de câimbras, estresse e problemas cardíacos.
* 1.2 Como deve ser o consumo diário?
Segundo o Conselho de Alimentos e Nutrição da Academia Nacional de Ciências. Em termos gerais concorda-se que uma dieta balanceada e semsuplementos contém vitamina A, B e C é suficiente para prevenir escorbuto em adultos saudáveis. O consumo exagerado dessa fruta pode resultar em diarréia em adultos saudáveis. A quantidade recomendada é no Maximo cinco porções por dia.
2 – Manga
2.1 Benefícios
A revista Beleza e Saúde relata que o mamão é uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui tambémsais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo e a papaína, que é uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo, e que também contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; sendo diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica; comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago é eficaz contra a diabetes, asma eicterícia; bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.
* 2.2 Como deve ser o consumo diário?
Segundo o Conselho de Alimentos e Nutrição da Academia Nacional de Ciência. O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir num alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 gr), vitamina C e minerais importantes para...
tracking img