Resenha o mito das cavernas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O MITO DA CAVERNA






Rosângela Barbosa Marques
Curso debacharelado em direito 1º semestre
Professora:. Nadiaalice Francischene de Souza.
FAMEC Faculdade metropolitana de Camaçari.E-mail: dandamarq@yahoo.com.br



Platão nasceu em uma família aristocrata de Atenas. Na juventude, tornou-se discípulo de Sócrates, aderindo ao método filosófico por ele utilizado – a busca da verdadepor meio de diálogos investigativos e, mais tarde, sistematizando por escrito os pensamentos do mestre.



RESUMO:

O presente resumo trata do livro o mito da caverna, também chamada deAlegoria da caverna, foi escrito pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nosaprisiona através da luz da verdade.
Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da cavernapermanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.










Palavras chave: ignorância, conhecimento, imobilização dialogo.





1. INTRODUÇÃO



O livro o mito das cavernasvisa oportunizar o ser humano a fazer uma reflexão sobre a ignorância humana, e o valor do conhecimento; Que pode determinar o crescimento dos humanos , dando um direcionamento positivo ou negativo,dependendo do ambiente em que vivemos e as situação que estamos expostos e com certeza a educação e o caminho que levará os humanos a sair da caverna.

O mundo em que vivemos a desigualdade socialprevalece em numero alarmante nos fazendo Transportar a realidade vivida por Platão para a nossa realidade atual, nós levando a observar que a caverna ainda esta presente em nossa sociedade; sociedadeesta que a tecnologia de ponta esta presente e se contrasta com a ignorância humana, e é como se estivéssemos mergulhados e impregnados por uma falsa realidade nos fazendo acreditar que, desde que...
tracking img