Consumo de carne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIRB- FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS
INEZ VASCONCELOS

A CARNE É FRACA

ALAGOINHAS,BA
MARÇO/2013

UNIRB- FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS
INEZ VASCONCELOS

A CARNE É FRACA

Resenha apresentada à disciplina Tecnologia de Alimentos, ministrada pela Professora Laís Braz,como requisito parcial para avaliação da I unidade.

ALAGOINHAS- BAMARÇO/2013

A Carne é Fraca

Desde os tempos mais remotos, o homem busca no alimento, a sua subsistência. A caça, inicialmente, era o principal meio utilizado para adquirir fontes alimentares. Com o advento do fogo, esse consumo aperfeiçoou-se, enraizando-se em seus hábitos alimentares diários até os dias atuais. A carne então passa a configurar-se como um dos principais alimentos da dietahumana.
Ao longo dos anos, com o crescimento populacional e as altas taxas de natalidade, o consumo de carne vem aumentando substancialmente, e o que era apenas fonte de energia e subsistência, se torna um mercado promissor: A pecuária, prática que cada vez mais está se complicando devido as suas consequências ao meio ambiente. Para se ter ideia, em sete anos, a produção anual de carne no mundodobrou, passando de 250 milhões de toneladas.
Hoje, bilhões de pessoas consomem carne todos os dias, não só nas grandes refeições, mas também nos lanches, eventos, etc. Muitas delas, ao consumirem, não imaginam que por trás de um habito tão simples, há transtornos incalculáveis, como falta de ética ambiental, maus tratos de animais, entre outros problemas que relataremos a seguir.
O consumo decarne no Brasil nos conduz a uma série de problemas, que vai desde ao abate de animais, à exportação dos mesmos, em países de todo o mundo. Na Amazônia, por exemplo, “a expansão da fronteira agropecuária é responsável pela maioria das queimadas, e pelos desmatamentos, emitindo mais de 200 milhões (corresponde a 2/3 da emissão de todo o país) de toneladas de gases poluentes na atmosfera, ocasionando oefeito estufa e destruindo a camada de ozônio”. (MORAIS &PEREIRA, UNIVASF)
A produção da pecuária no Brasil além de prejudicar o solo também está acarretando sérios prejuízos aos nossos recursos hídricos.
Isso porque ha infiltração de medicamentos, hormônios e toxinas, utilizados nos animais, nos lençóis freáticos, acabando por contaminar rios e açudes. Os dejetos dos animais também sãofatores contaminantes, pois sem receber o tratamento adequado, são lançados nas águas,transmitindo bactérias e vírus, e levando ao mar mais de 100 milhões de toneladas de resíduos por ano, provocando uma disseminação descontrolada de algas que, quando se decompõem, causam um perigoso impacto sobre a biodiversidade.
Além disso, a pecuária está consumindo a maior parte da água doce do mundo, uma vezque para se produzir um quilo de carne é necessário quinze mil litros de água (uma vaca de leite consome mais ou menos quarenta litros de água por dia). Outro ponto a ser observado são os gastos com a produção de alimentos para os animais (cereais e soja). A produção desses alimentos, daria para suprir a fome de milhares de pessoas.
Os grandes empresários, que veem na carne animal um excelentemercado, acabam prejudicando o solo, os rios e a própria carne a ser comercializada.
Além dos sérios impactos ambientais gerados pela produção de carne, outra questão relacionada ao seu consumo é o tratamento desumano com os animais. As aves (frangos) ao nascerem são selecionadas, sendo descartados aqueles que estão com algum tipo de defeito e depois triturados para servir de ração. Os porcossão castrados a sangue frio, além de ficarem presos em celas que mal os cabe. Os bezerros machos que não tem valor comercial,são negociados por preços irrisórios ou então são abatidos para a produção de carne de vitela. Alem disso, horas antes do abate, os animais ficam emocionalmente abalados, dilatando até suas pupilas, liberando, no organismo, muitas toxinas prejudiciais que depois serão...
tracking img