Consumidores da classe c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIAS 11




INTRODUÇÃO

Este trabalho analisa a ascensão da Classe “C” e o impacto queesse fato tem nas comunicações veiculadas pelas empresas no país. A nova classe está crescendo a cada dia, sendo pessoas que estão com melhor renda e que deixaram de ser D/E e esta se tornou a maioria da população.
Chamada de “nova classe média”, a classe C passou a englobar mais da metade dos brasileiros, sendo predominantemente jovem, composta em sua maioria por afro-descendentes.Nota-se que o objetivo de marketing para com a nova classe, é atender as necessidades e desejos dos consumidores; questiona-se ainda o que é necessidade ou desejo por parte do consumidor. O acesso ao crédito e melhores salários mostram um novo comportamento desta classe, que antes deste favorável cenário financeiro, escolhia os produtos baseado no preço e hoje o que define a compraé a qualidade.
Para cada segmento de mercado, fica a sugestão de que se realize pesquisas onde se demonstrem as preferências, necessidades e potencialidades dos consumidores de todas as classes sociais e, em especial, os consumidores da classe C.
.

DESENVOLVIMENTO

Especialistas em consumo já reiteram a classe C como potencialmente promissora, umavez que a nova classe cresce cerca de 4% ao ano. Com o aquecimento da economia, o acesso da classe C(integrada por pessoas cuja renda domiciliar varia entre R$1.530,00 e R$5.100,00) a bens de consumo e seu poder de compra vem aumentando gradativamente e atualmente é a classe C que mais consome no Brasil, responsável por 42,9% do consumo no país..
Atualmente a Classe C corresponde a50% da população brasileira, segundo dados do IBGE, e, seu crescimento acarretou em segmentação dentro da chamada “nova classe média”, baseada em hábitos e comportamento de consumo. De acordo com a analista de mercado da Nielsen Puglia, cita a seguinte afirmação:


“o que separa a classe C1 da C2 e D é basicamente a renda e a experiência com o consumo. Hoje oconsumidor da classe C1 está vivendo uma fase de experimentação de um novo padrão de vida e com isso seus parâmetros e expectativas também vão mudando”, diz.


Segundo a analista ainda, as principais diferenças entre a classe C1 e C2, está no nível de renda, que influencia diretamente no poder aquisitivo, no estilo de vida consequentemente nos hábitos de compra. Dentre os principaisdiferenciais estão:.
- Maior poder de compra,
- Praticidade/Conveniência,
-Saudabilidade (faz bem),
- Indulgência,
- Sofisticação.
Podemos dizer que o cenário em que vivemos é muito semelhante para todas as classes sociais e que os vetores do crescimento estão presentes em todos os níveis, com maior ou menor grau, sãoesses os vetores que influenciam o crescimento do mercado de consumo como um todo”, explica a analista sobre os diferenciais de consumo entre as subdivisões da classe C e acrescenta que na classe C1 temos a maior parte de pessoas mais jovens e abertas a novidades. Encaram a propaganda como fonte de informação para conhecer novas marcas e possuem como meta de vida a estabilidade. Enquanto a classeC2 concentra um maior número de chefes de família com mais de 51 anos, que consideram as propagandas mentirosas e possuem como principal meta de vida a união da família
Na classe C2 ainda existe uma maior concentração das compras no varejo tradicional, mais presente em regiões de periferia e que muitas vezes facilita a vida do consumidor da classe C2 pela proximidade, que elimina...
tracking img