O comportamento do consumidor e a classe c no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]















































































Limoeiro do Norte
2012






SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 4

3. A CLASSE C NO BRASIL 5

4.CONCLUSÃO...........................................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7
INTRODUÇÃO

Em um mundo globalizado, de economia capitalista e de grande produção os empresários não podem desconhecer seus consumidores. A variedade e a oferta sãograndes. Isso leva os empresários a terem que conhecer seus consumidores, seus desejos, necessidades e a forma de como tomam suas decisões na escolha de produtos.
Para isso, realizam pesquisas e usam do marketing como ferramenta essencial. É preciso conhecer que fatores influenciam na hora de consumir. Isso possibilita que os empresários qualifiquem seus produtos e serviços.A classe C deixou de ser coadjuvante na economia brasileira e passou a ter um papel de extrema importância. Com esse crescimento os empresários, que antes queria atingir as classes A e B, se voltaram para os consumidores da classe C, já que ocupam a maior parte da população e da economia do país.




o comportamento do consumidor

No mundo capitalista em que vivemos aspessoas estão cada vez mais adeptas ao ato de comprar. Para atender as necessidades e vontades dos consumidores empresas fazem estudo de mercado para melhor atender seu público. Esses estudos são importantes para compreender o comportamento de compra do consumidor. O que o faz comprar determinado produto, qual o processo de escolha, o porquê de está adquirindo o produto.
Para issofazem uso do marketing. O comportamento do consumidor é visto como um ato de decisão, por isso é importante entender os passos deste processo. De acordo com Kotler (1998), fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos influenciam na hora da compra.
Os fatores culturais, que são os conjuntos de valores aprendidos em determinada sociedade, são os que mais influenciam o consumidor.Os fatores sociais têm como grupo de referência a família, papéis e posições sociais, que exercem forte influência na hora da compra, pois estes muitas vezes estão ligados a indivíduos. Segundo Kotler (1998, p.164) “os grupos de referência são aqueles grupos de pessoas que influenciam os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do consumidor”. Ao logo de suas vidas as pessoas assumem papéise posições sociais. Assim escolhem os produtos que comuniquem seu papel e status na sociedade para se diferenciarem dos outros indivíduos.
Os fatores pessoais são as características particulares de cada pessoa. Cinco elementos o constituem: idade e estágio do ciclo de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida e personalidade. Cada pessoa possui uma personalidade diferenteque influenciará seu comportamento de compra. Os fatores psicológicos são as causas que influenciam o indivíduo a adquirir um produto. Está dividida em quatro importantes: motivação, percepção, aprendizagem e crenças e atitudes.
Após o entendimento dos fatores que influenciam o consumidor na hora de adquirirem bens ou serviços, é possível identificar as preferências dos consumidoresas classe C, no Brasil.



a classe c no brasil

No Brasil, os consumidores são classificados em um sistema de categorias econômicas (Critério de Classificação Econômica do Brasil). Essa classificação tem como função apreciar o potencial de compra das famílias e segmentar, sem dividir, o mercado em classes sociais. Essa classificação tem como variável a quantidade de...
tracking img