Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitologia Grega
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.
Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaramuma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.
Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,  políticos e culturais.
A MitologiaGrega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros.A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e mecênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a.C.
Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários deuses. Não existem escrituras sagradas (como a Bíblia para os cristãos) arespeito da Mitologia Grega. As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo (Teogonia), e por Homero (Ilíada e Odisséia). Na Teogonia são tratadas a origem e a história dos deuses gregos. Nas narrativas Ilíada e Odisséia são descritos os grandes acontecimentos envolvendo heróis e deuses.
Os deuses, além de ter forma humana, tinham sentimentos humanos comoamor, inveja, traição, ira, entre outros. Suscetíveis a esses sentimentos, era comum os deuses se apaixonarem por humanos e com eles terem filhos. Alguns heróis da Mitologia Grega eram filhos de deuses e humanos. Os deuses, diferentes de seus filhos, eram imortais.
Os deuses do Olimpo são os deuses mais poderosos dos vários grupos de deuses.
As ninfas eram consideradas as guardiãs da natureza e asmusas, representavam as artes e as ciências.
Os heróis, seres mortais, alguns filhos de deuses com humanos, são muito importantes na mitologia grega. Os de maior destaque são:
- Jasão
- Teseu
- Édipo
- Agamenon
- Menelau
- Ulisses
O principal herói grego é Heracles, ou em romano, Hércules. Ele era filho de Zeus e Alcmena.
Deuses gregos
De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo doMonte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos.
Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta uniãoentre deuses e mortais surgiam os heróis.
Principais deuses gregos :
Zeus – é considerado como o Deus dos Deuses, do céu e do mundo dos vivos era também o senhor do Olimpo e dos raios.
Hera- é esposa de Zeus, deusa da família, do lar e protetora do casamento.
Poseidon – Deus dos oceanos e mares
Hades - Deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Atena- Deusa da guerra justa,da justiça, da sabedoria. da cidade de Atenas.
Apolo - Deus da luz (Sol), das obras de artes e das profecias.
Ártemis – Deusa da luz da lua, da castidade e da caça.
Afrodite – Deusa do amor e da beleza.
Ares - Deus da guerra.
Hefesto – Deus do fogo e do trabalho.
Héstia – deusa do coração e da chama sagrada
Deméter – Deusa da natureza de da agricultura.
Dionísio - Deus do teatro, do vinho edas festas.
Cronos - Deus da agricultura que também simbolizava o tempo.
Hermes - mensageiro dos deuses, representava o comércio e as comunicações.
Pã – deus das florestas.
Mitos e Lendas
Características da Mitologia Grega, principais mitos e lendas, deuses gregos, Minotauro, Medusa, Hércules, a influência da religião na vida política, econômica e social dos gregos.

Medusa: mulher com...
tracking img