Consenso washington

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Consenso [neoliberal] de Washington é um conjunto de princípios orientados para o mercado, traçados pelo governo dos Estados Unidos e pelas instituições financeiras internacionais que elecontrola.

Algumas de suas regras básicas são: liberalização do mercado e do sistema financeiro, fixação dos preços pelo mercado (“ajuste de preços”), fim da inflação (“estabilidademacroeconômica”) e privatização.

O consenso impoe um governo mundial de fato, onde os governos de cada local devem ficar “fora do caminho” uma vez que, para adam smith (o teorizador das ideias),o interesse nacional pensa somente em seus proprios interesses. Porem, como podemos perceber, estas ideias vieram ao encontro dos proprios interesses dos EUA que desta forma pretendem“americanizar” o mundo.

Ameaças à “prosperidade do sistema capitalista mundial” justificam o uso do terror e da subversão para a restauração da “estabilidade”, estabilidade essa que quer dizersegurança para “as classes mais altas e as grandes companhias estrangeiras”.

Além do controle da estabilidade do sistema por meio do dominio sobre o crescimento dos outros paises foi atribuídoa cada região do globo um papel específico. Por exemplo, a “função primordial” do sudeste da Ásia era fornecer matéria-prima para as potências industriais e da África seria “explorada” embenefício da recuperação econômica da Europa.

O autor cita exemplos como desbastaçao de alguns paises como italia e chile, e do controle dos papeis especificos ja citados, com base emdocumentos secretos agora disponibilizados para leitura.

Economistas eminentes alertaram, que esse processo de grande dominacao e de parazitismo conduziria a uma economia de baixo crescimento ebaixos salários, sugerindo medidas bastante simples para evitá-lo. Mas os grandes arquitetos do Consenso de Washington optaram pelos efeitos previsíveis, que incluem lucros elevadíssimos.
tracking img