Consenso de washington

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consenso de Washington

O amplo consenso sobre a excelência das reformas realizadas na América Latina foi o resultado de uma reunião realizada em 1989 e que ficou conhecida como “Consenso deWashington”. Em tal reunião não foram feitas formulações novas, mas foram registrados e avaliados o grau de efetivação das políticas recomendadas anteriormente.
Através das elites políticas e empresariais,a mensagem neoliberal do consenso foi sendo espalhada e caracterizada como sinônimo de modernidade em contraposição as equivocadas políticas nacionalistas.
O fim do comunismo soviético e a adesão devárias partes da esquerda ao discurso neoliberal auxiliaram bastante na disseminação das ideias do Consenso de Washington. A partir daí, a descrença em relação ao papel do Estado era enorme e a ideiade que o Estado não tinha mais condições de exercer soberania era cada vez mais divulgada.
A visão do Consenso de Washington era prioritariamente econômica e o político ficou subordinado. Por essemotivo, questões sociais não foram tratadas. A inadequação da avaliação do consenso vem dessa priorização econômica e também da real origem da crise econômica latino-americana.
Por terem sidomarginalizadas durante a guerra fria, a América Latina teve que financiar seus próprios desequilíbrios através do capital privado e isso os levou a um nível de endividamento enorme.
Esse endividamento somadoa tese do Estado mínimo levou a América Latina a mais problemas. Dessa maneira, notamos a insuficiência e as contradições do Consenso de Washington, ou seja, há uma distância enorme entre o discursoe a prática neoliberal.
Enfim, as aplicações neoliberais do Estado mínimo não foram tão benéficas para a América Latina no contexto político e social. Isso se deu porque reduzir o Estado a níveis tãobaixos desorganizaram a máquina Estatal a ponto de comprometer sua visão clássica de prover segurança, ordem, integridade territorial, etc.
Dessa maneira, a América Latina foi um caso a parte na...
tracking img