Conquistar clientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO:

O objetivo geral do deste trabalho de grau é mostrar como as estratégias de construção de valaores que contribuem para o aumento do índice de fidelidade dos clientes, trazendo exemplos práticos de empresas que assim trabalham.
Perante a atual realidade econômica e social, na qual existe uma grandeza de
Organizações que produzem os mais distintos produtos e apresentammuitos
serviços, examinou-se que para conservar uma boa participação de mercado, garantir seu espaço frente aos concorrentes, conquistar e reter clientes é essencial exercer estratégias de fidelização de clientes. Isso porque clientes fiéis não apenas consomem produtos e serviços da marca com altafrequência, mas também exercem um importante papel: o de defensores da marca. Quando têm umarelação estreita com uma marca de produtos ou serviços, divulgam a mesma para seus familiares e amigos. Essa propaganda boca a boca é de grande eficiência, pois os consumidores prezam muito a opinião daqueles que estão à sua volta e que formam seus grupos de referência.

2. Construção de valores com os clientes
Philiph Kotler é o mestre do Marketing, esteve recentemente palestrando emPorto Alegre, segundo ele Clientes bem tratados compram mais e com maior frequência. A satisfação é ao mesmo tempo meta e ferramenta de marketing. Toda empresa deveria ter algum sistema de gestão de clientes, essa lacuna na gestão de clientes é muito negativa para a empresa, pois, o cliente pode considerar essa falta de atenção na pós-venda como uma ofensa e ir para a empresa concorrente, o queresulta em um enorme prejuízo, que pode ser fatal no caso de uma MPE. Vale lembrar que, segundo Kotler, a aquisição de novos clientes pode custar até cinco vezes mais do que os custos envolvidos em satisfazer e reter clientes existentes.

2.1 Medidas para evitar o abandono de clientes
De acordo com Kotler existem quatro passos que devem ser adotados para reduzir o índice de abandonode clientes:
1 – Definir e calcular seu índice de retenção. Por exemplo, no caso de uma universidade, pode ser verificado quantos alunos matriculados continuaram na faculdade até a formatura;
2 – A empresa deve identificar as causas dos problemas com os clientes e ver as que podem ser mais bem gerenciadas. A Fórum Corporation analisou clientes perdidos por 14 grandes empresas. A conclusão: 15%abandoaram a empresa porque encontraram um produto melhor, outros 15% o fizeram por conta de produtos mais baratos, os 70% restantes mudaram de empresa por causa do descaso ou da atenção precária da empresa com eles;

2.2 Afinal qual é o preço justo que estamos dispostos a pagar por um produto ou serviço? Philip Kotler é um dos grandes nomes do marketing mundial palestrantes ilustres e famososque, entre outras coisas, falaram que o preço não se relaciona diretamente com a quantidade de dinheiro paga por um produto ou serviço. As definições não se restringem mais à quantidade de dinheiro necessária para comprar uma unidade de mercadoria ou serviço ou relação de troca de um bem por outro, ou outras.

2.3 O que seria esse valor percebido?
É a proposta de reflexão deste texto,o significado desse tal valor percebido pelo cliente, como chegar a ele, como chegar a uma boa proposta de valor para os produtos e serviços.Nesse sentido, a proposta é que se tenha a revelação da paisagem que o cliente observa. É o olhar do cliente, a busca da relação cliente x empresa, baseada na cooperação e na busca de transformar o cliente em admirador e promotor da empresa.

2.4 E apequena empresa?
Essa é uma boa discussão para a pequena empresa. Ela está em vantagem em relação às grandes e médias. Esta vantagem é diretamente proporcional a sua proximidade do cliente, que é quem paga o preço por seus produtos e/ou serviços.Vale acrescentar que essa proximidade é uma grande vantagem competitiva das pequenas empresas, para quem o cliente não é uma figura distante. Ao...
tracking img