Conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura
Cultura congrega conhecimentos, artes, moral, leis,costumes, aptidões, hábitos adquiridos, herança cultural, tradição social, toda e qualquer necessidade básica como resposta ao ambiente,expressa modo de vida, povo, ocupação, territorialidade, instituições, linguagem, instrumentos, serviços e sentimentos.
A cultura é recebida como uma herança dentro do grupo, quando cada um dessegrupo nasce e interagem passa a ser portador de uma cultura, só o homem a possui, porque só ele é capaz de criar, plantas e animais não possuem cultura.
Quando se refere a cultura, fala-se emcultura popular, nas multiplas raízes que ela engendra, artes, no viver, na maneira de louvar as divindades, nos códigos linguistico, nas crendices e nos folclores. Não se pode confundir o sentido dacultura com o de raça e o de língua, são três variáveis independentes e não seguem a mesma direção. Cultura é o mais moderno instrumento de trabalho para as Ciências Socias, em geral, para a Sociologia eAntropologia
Sociedade
O termo sociedade é comumente usado para o coletivo de cidadãos de um país, governados por instituições nacionais que aspiram ao bem-estar dessa coletividade. Todavia, asociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suasrelações mútuas.
Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, aselites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário.
Numa sociedade dividida em classes, o trabalhador troca sua força de trabalhopelo salário, que é suficiente apenas para ele e sua família se manterem vivos, enquanto que o capitalista acumula capital (lucro), que é o símbolo maior de poder, de prestígio e status social....
tracking img