conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
HYPERLINK "http://www.mundointerpessoal.com/2013/05/como-lidar-com-conflitos.html" \o "Permanent Link to Como lidar com conflitos" Como lidar com conflitos

Por mais que tenha respeito pelos limites alheios e perícia no trato de questões dedominação e controle, todo comunicador competente sabe que o conflito faz parte da vida. Portanto, em vez de fugir do inevitável ele faz o possível paraminimizar os danos que os conflitos possam causar a si mesmo, às outras pessoas e ao Universo em geral. Mesmo que você fosse um "iluminado", seria realmente um espanto se conseguisse passar pela vida sem experimentar algum tipo de conflito.
O que queremos dizer com conflitos?
Conflitos costumam ocorrer quando duas pessoas defendem pontos de vistas opostos e ficam o pé naquilo que creem estarcerto. Conflitos podem ser experiências internas ou externas, isto é, podemos estar mais ou menos em desacordo, a propósito de um questão qualquer, com nós mesmos ou com outra pessoa ou pessoas. Normalmente o que importa não são os conflitos, mas o modo como lidamos com eles. Como já vimos, eles fazem parte da vida: pássaros, cães, cavalos, pessoas e até pulgas amestradas têm conflitos de vez emquando, diferenças de pontos de vista e objetivos em relação a outras pessoas.
Os benefícios e malefícios do conflito

O lado benéfico dos conflitos
Dado que os conflitos são naturais, podemos deduzir que eles contêm dádivas preciosas. Um conflito saudavelmente expresso clareia o ar, alivia a tensão, e nos ajuda a seguir em frente, a sair em busca de novos recursos e a construir com mais solidezrelacionamentos inclusive. Uma árvore açoitada pelo vento cria raízes e galhos mais fortes (mas atenção, vento demais pode tolher o desenvolvimento da árvore e fazer a fruta cair antes de amadurecer).
Por serem em geral desconfortáveis, os conflitos nos obrigam a aprender e crescer. Muitas descobertas súbitas e avanços científicos importantes resultaram de conflitos internacionais. No plano pessoa,os conflitos nos impelem a procurar dentro de nós recursos extras e novos estímulos e aptidões. Nos relacionamentos, os conflitos podem ser sinais muitos positivos, no mínimo por fazerem com que o outro se sinta confortável, seguro e fortalecido o bastante para expressar livremente!
O lado ruim dos conflitos
Embora possam servir a propósitos positivos, os conflitos podem facilmente se tornardestrutivos e desagradáveis se não forem tratados com cuidado, respeito e delicadeza. A maioria das pessoas é muito sensível e se magoa com facilidade; e assim como acontece com um animal ferido, nem sempre é fácil lidar com uma pessoa magoada. Além disso, os conflitos consomem energias preciosas e causam, muitas vezes, o afastamento das pessoas. Eles podem também ser cruéis e nocivos, gerardesconfiança e ódio e causar danos irreparáveis.
Dado que os conflitos fazem parte da vida das pessoas, podemos lidar com eles de várias formas. Uma delas é simplesmente evitá-los ou fugir deles. Infelizmente, evitar ou fugir não só atrapalha nosso progresso na vida como geralmente eles acabam nos alcançando em algum lugar do caminho. Uma alternativa é deixar que nos afetem permanentemente, o que não énada bom!
21 técnicas sobre como lidar com os conflitos

1. Afirme seu ponto de vista o mais claramente possível, mas deixe as emoções de fora: não se deixe levar pela raiva e outros sentimentos negativos. Observe e procure estar consciente de suas emoções. Em geral, a maneira mais sábia de lidar com um conflito é manter a calma e a força interior. Enfrentar seu oponente em terreno neutro lheproporciona uma ótima chance de resolver os problemas.
2. Procure formas de enfrentar os problemas e resolvê-los com o mínimo dano possível para você mesmo, seus oponentes e as pessoas ao redor.
3. Esteja atento para o forte apego que você tem à necessidade de ter razão. Pode ser que, no caso, não haja certo ou errado; na verdade, ambos os lados podem estar certos, dependendo do ponto de vista....
tracking img