Conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflitos
A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitosentre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados édependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial.

As fronteiras das novasnações, definidas de acordo com interesses europeus, não consideraram a história e as tradições locais, consequentemente vários conflitos ocorreram e continuam ocorrendo no OrienteMédio.
Os novos Estados árabes – Iraque, Kuwait, Síria, Líbano, Jordânia – brigaram por recursos naturais e território. O conflito mais grave ocorreu na Palestina, para onde,até o fim da Segunda Guerra, havia migrado meio milhão de judeus. Quando foi criado o Estado de Israel, cinco países árabes atacaram, na primeira das seis guerras entre árabes eisraelenses.
Uma das áreas mais conflituosas do planeta, com guerras desencadeadas pelas mais diversas razões, o Oriente Médio compreende uma região de cerca de 15 paíseslocalizados a leste e sul do Mar Mediterrâneo, alguns deles são: Irã, Iraque, Israel, Palestina, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Líbano, Turquia e Jordânia. 

Ao todo são cerca de 270milhões de habitantes que possuem uma grande diversidade cultural, religiosa e étnica, fonte de grande parte dos conflitos da região. Além disso, o Oriente Médio possui uma dasmaiores jazidas de petróleo e gás do mundo (chega a abrigar cerca de dois terços das reservas do planeta), o que há muito desperta a cobiça das grandes potências mundiais.
tracking img