Concurso de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCURSO DE PESSOAS
O QUE É? Uma situação na qual duas ou mais pessoas vinculadas subjetivamente entre si, praticam um comportamento criminoso. Requisito básico para ocorrer concurso de pessoasVinculação subjetiva: elo que se cria entre os sujeitos através da mesma vontade da mesma
finalidade. ( que dois ou mais agentes cometeram o crime, querendo cometer o crime juntos)
1) Convergênciade vontades: os agentes desejam praticar a mesma conduta criminosa
2) Ajuste prévio : expresso ou tácito

Autoria colateral: eu não combinei com ninguém q ia matar essa pessoa, e cheguei nolocal e dei um tiro. E teve outra pessoa que também queria matar essa pessoa, e aproveitou que eu tinha dado tiro e atirou também.
O tiro que matou a vitima saiu da minha arma, eu responderei porhomicídio consumado, e ele por tentativa de homicídio.

Espécie:
1- Autoria indireta e autoria direta
É uma forma de concurso de agentes. O que é um autor indireto? o mentor intelectual do crime, nãoparticipando na execução material do crime. E por sua vez o autor direto que é o que executa materialmente o delito, comparece ao local do crime.E xecutor material ou executor direto pode ser :
a)primário – é o que realiza o núcleo do tipo. ( é o que mata, subtrai, lesiona, estupra...)
b) secundário – quem realiza atividades de apoio no local do crime.

A comanda uma quadrilha, B planeja oassalto. A e B autores indiretos. C dirije o carro em direção ao banco, D rende o vigia do banco. C E D são executores materiais secundários. E rende os funcinaarios e pede o dinheiro do caixa, e Fpega o dinheiro do cofre. E e F são executores materiais primários.

2- Autoria mediata
É uma forma de autoria indireta. O autor mediato atua através da “ mão “ do autor imediato, sendo o autorimediato ( o executor material inimputável)
3- Co-autoria
Ocorre uma multiplicidade de executores materiais do delito. Mais de um agente prática o verbo do núcleo do tipo estando no local do...
tracking img