Conceito de cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Habilitação: Publicidade e Propaganda - Noite
Disciplina: Comunicação Intercultural
Professor: Ilce Gonçalves de Barros
Período: 7º



” Análise do conceito
de Cultura com base no pensamentode
Roberto Damatta,
Edward Tylor, Roger Keesing e
Franz Boas”








Maynoy soares












Rio de Janeiro
2012 – 1


INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como propósitofazer uma analise do conceito de cultura, baseando-se nas definições e no pensamento de autores contemporâneos, todos antropólogos, e posteriormente desenvolver uma conclusão que será enriquecida à luzdestes pensamentos. Para isso, foram escolhidos os seguintes autores, Roberto Damatta, Edward Tylor, Roger Keesing e Franz Boas.

O CONCEITO DE CULTURA PARA OS PENSADORES
Roberto Damatta consideracultura “tudo aquilo que permite traduzir melhor a diferença entre nós e os outros, fazendo assim, resgatar a nossa humanidade no outro e a do outro em nós mesmos”. O autor reforça que as pessoasassociam a palavra cultura a elite, como se as classes menos favorecidas não tivessem cultura. Neste sentido, cultura estaria diretamente ligada a sabedoria, inteligência e o academicismo, mas narealidade trata-se da maneira de viver total de um grupo, sociedade, país ou pessoa, ou seja, “É um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam emodificam o mundo e a si mesmas” segundo o antropólogo.
Para Edward Tylor “Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ouhábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade” . Tylor foi o primeiro a conceituar cultura do ponto de vista antropológico como é utilizado atualmente. Já para Roger Keesing o conceito decultura esta diretamente ligado aos costumes, padrões e crenças que são passadas de geração para geração e que servirão para adaptar as comunidades humanas ao seu próprio modo de vida. "Trata-se de...
tracking img