Conceito de cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONCEITO DE CULTURA ATRAVÉS DA HISTÓRIA







Neste trabalho abordaremos o conceito, significado, senso comum e científico, a simbolização, a diversidade e o estudo da palavra cultura através da história, e que podemos defini-la como uma rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um individuo, ou seja, a sociedade. Uma rede que engloba um conjunto de diversosaspectos como crenças, valores, costumes, leis, línguas, etc.
É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. As formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.
Toda cultura e sua história é importante paracompreendermos quem somos e de onde viemos. Se não fosse essa extraordinária capacidade de articulação e fabricação de símbolos, provavelmente não teríamos sobrevivido e, se o tivéssemos conseguido, não teríamos diferenças tão marcantes frente a nossos parentes mais próximos. Em outras palavras, nem estaríamos aqui contando essa história. (LAPAIA).























O CONCEITODE CULTURA ATRAVÉS DA HISTÓRIA


No final do século XVIII e no princípio do seguinte, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente ás realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832- 1917) no vocábulo inglês Culture, todoeste complexo inclui: “conhecimento, crença, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade’’. Com esta definição Tylor abrangia em uma só palavra todas as possibilidades de realização humana, além de marcar fortemente o caráter de aprendizagem da cultura em oposição á idéia de aquisição inata, transmitida por mecanismobiológico.
O conceito de cultura, pelo menos como utilizado atualmente, foi, portanto definido pela primeira vez por Tylor. Mas o que ele fez foi formalizar uma idéia que vinha crescendo na mente humana e estava ganhando consistência talvez mesmo antes de John Locke (1632-1704) que, 1690, ao escrever ensaio acerca do entendimento humano, procurou demonstrar que a mente humana não é mais do que umacaixa vazia por ocasião do nascimento, dotada apenas da capacidade ilimitada de obter conhecimento. Locke refutou fortemente as idéias correntes na época (e que ainda se manifestam até hoje).
Finalmente, com referencia a John Locke. Gostaríamos de citar o antropólogo americano Marvin Harris (1969) que expressa bem às implicações da obra de Locke para a época. Nenhuma ordem social é baseada emverdades inatas, uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento .
Em 1871 Tylor definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética, como diríamos hoje. Em 1917, Kroeber acabou de romper todos os laços entre o cultural e o biológico. No período que decorreu entre Tylor e a afirmação de Kroeber, em 1950, o monumentoteórico que se destaca pela sua excessiva simplicidade, construído a partir de uma visão de natureza humana, elaborada no período iluminista, foi destruído pelas tentativas posteriores de clarificação do conceito. A reconstrução deste momento conceitual, a partir de uma diversidade de fragmento teórico, é uma das tarefas primordiais da antropologia moderna.
Tylor procurou, além disto,demonstrar que a cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução. Por um lado, a uniformidade que tão largamente permeia entre as civilizações pode ser atribuída, em grande parte, a uma uniformidade de ação de causas uniformes, enquanto, por outro lado, seus vários graus podem ser considerados como estágios de...
tracking img