Cultura (um conceito)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA

A definição do conceito de cultura não é tarefa fácil, mesmo porque agrupar características humanas em um único conceito não poderia ser fácil mesmo. Existe a idéia de cultivo do espirito e do corpo que associa a idéia de cultura à agricultura. Mesmo ao consultar um dicionário podemos encontrar várias definições de cultura relacionadas aos seres humanos, que tratam de característicasadquiridas, transmissão de conhecimentos, conjunto de valores, produção material etc...
Alguns exemplos citados por Roque de Barros Laraia demonstram que há muito tempo os elementos relacionados à cultura já vinham sendo observados e analisados por diversos autores desde épocas muito remotas como a seguir “apesar de Confúcio ter, quatro séculos antes de Cristo, enunciado que ‘A natureza dos homensé a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados.”.
Heródoto (484-424 A.C), o grande Historiador grego, preocupou-se com o tema quando descreveu o sistema social dos Lícios: Eles têm um costume singular pelo qual diferem de todas as outras nações do mundo. Tomam o nome da mãe e não o do pai. Pergunte-se a um Lício quem é, e ele responde dando o seu próprio nome e o de sua mãe, e assim pordiante na linha feminina. (Laraia, 1986, p.10).
Os estudos ao longo da História suscitaram diversas tentativas de explicações diferentes, como a tentativa de explicar a diferença entre os povos tendo por base as condições climáticas, o chamado determinismo geográfico. Como afirmou o arquiteto romano Marcos V. Pollio “Os povos do sul têm uma inteligência aguda, devido à raridade da atmosfera e aocalor; enquanto os das nações do norte, tendo se desenvolvido numa atmosfera densa e esfriados pelos vapores dos ares carregados, têm uma inteligência preguiçosa”. (Laraia, 1986, p 14).
Como também outra tentativa de explicação é o chamado determinismo biológico como a teoria desenvolvida pelo filósofo francês do século XVI, Jean Bodin, que dizia que os povos do norte têm como liquido dominante davida o fleuma, enquanto os do sul são dominados pela Bílis negra. Em decorrência disto, os nórdicos são fiéis, leais aos governantes, cruéis e pouco interessados sexualmente; enquanto os do sul são maliciosos, engenhosos, abertos, orientados para as ciências, mas mal adaptados para as atividades politicas.
Explicações que desde há muito não foram suficientes para resolver os questionamentos comoo de D`Holbach já em 1774: Será que o sol que brilhou para os livres gregos e romanos emite hoje raios diferentes sobre os seus degenerados descendentes? (Laraia, 1986, p14). Assim como não suportaram também constatações como as relacionadas aos Esquimós e os Lapões que mesmo vivendo em um ambiente semelhante encontraram meios diferentes de sobreviver à hostilidade.
Cultura era uma idéia quesegundo Laraia vinha “crescendo na mente humana” (Laraia 1986, p, 25), porem coube a Edward Tylor a criação do termo Inglês culture, que é a síntese das palavras alemã kultur, que simboliza a idéia de aspectos espirituais de uma comunidade, e francesa civilization, que se refere às realizações materiais de um povo. A sua definição de cultura diz que “é um todo complexo que inclui conhecimentos,crenças, artes, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade” (Laraia 1986, p.25).
Edward Tylor conseguiu sintetizar diversas possibilidades de realizações humanas em uma palavra que estimulou estudos antropológicos em diversas escolas existentes e as que viriam surgir, entre as quais a evolucionista, uma das primeiras, à qual pertenciaEdward Tylor, entendia a cultura como um fenômeno linear, que seguiria os mesmos estágios de evolução, que situavam-se do primitivismo à civilização, nesta encontrava-se a Europa.
As características principais da escola evolucionista são a amplitude do objeto de estudo, por ver a cultura como fenômeno universal e se apoiar na idéia de evolução da humanidade; o tempo cultural, onde são...
tracking img