Laudo ergonomico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Conclusão:
As condições de trabalho e a produtividade da empresa são o reflexo do estado de saúde de seus trabalhadores. Logo, a saúde e o trabalho precisam andar juntos.
Assim, buscam-sereconhecer as condições de trabalho que possam desencadear doenças profissionais, para que medidas preventivas sejam implementadas nas organizações. Estas condições podem estar relacionadas àscaracterísticas físicas dos pontos de trabalho, à organização do trabalho como: exigências de posturas inadequadas e esforços físicos. É importante levar em consideração também as características físicasindividuais do recurso humano (condição física, envelhecimento e estado de estresse).
A partir da década de 90 entre as doenças ocupacionais que mereceram maior atenção pelo NIOSH, destacam –se os distúrbiosmúsculo esqueléticos. No Brasil à partir de 1987 o INSS reconheceu os DORT como doença ocupacional. Dentre os segmentos corporais, os mais afetados pelos DORT estão á coluna vertebral e os membrossuperiores.
Os problemas músculo esquelético são atribuídos a fatores associados: individuais (sexo, idade, antecedentes), biomecânicos (esforços, posturas inadequadas, movimentos repetitivos) Alem dosfatores dos fatores de risco associados diretos, existem os co-fatores considerados indiretos, chamados de risco que são o estresse está ainda relacionado ao estado emocional que pode variar de acordocom as mudanças da rotina diária, sejam negativas ou positivas. Também contribui para o surgimento de doenças músculo esquelético a falta de pratica de atividade física. O sedentarismo é um dosprincipais fatores de agravamento de outras limitações funcionais como problemas cardíacos, respiratórios, obesidade e osteoporose
Uma das medidas que vem apresentando bons resultados é a implantação depausas com exercícios físicos assim diminuindo as dores musculares, fadiga mental, afastamento do trabalho, estresse ansiedade, depressão, tensão, rotatividade. Observa-se ainda como beneficio o...
tracking img