Sistemas ecologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O biociclo terrestre abrange todas as partes da crosta terrestre não cobertas pela água e constitui 1/4 da área do globo terrestre. Nele encontram-se diferentes sistemas ecológicos, cada um comclima, flora e fauna próprias. Compreende a tundra, a taiga, as florestas decíduas (que perde suas folhas no inverno), as florestas tropicais, os campos e os desertos.



No Brasil predominam-se asflorestas tropicais e o cerrado, também possuindo os campos (pampas).


Tundra: tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na épocado verão, este gelo derrete e a tundra se desenvolve. Podemos encontrar este tipo de vegetação em várias partes do mundo como, por exemplo: Sibéria (norte da Rússia), norte do Canadá, Groelândia,Suécia, Alasca, Noruega e Finlândia.
A tundra é altamente resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita de pouca quantidade de sol durante o ano. Uma característica comum deste tipo de bioma é apresença de fungos, ervas, liquens e pequenos arbustos.
A fauna da tundra apresenta animais de pequeno e grande porte. Os herbívoros são a maioria, sendo que podemos destacar os bois almiscarados, oslemingues, renas e lebres do ártico.

Taiga: tipo de vegetação caracterizada pela presença de coníferas (pinheiros e abetos). Este bioma está presente nas regiões norte da Rússia, norte da Europa eCanadá.
O clima nas regiões de taiga é frio, com ventos fortes e gelados durante grande parte do ano. Nestas regiões há precipitação de neve durante o inverno.
A flora da taiga não é muitodiversificada, pois o frio e a neve impedem o desenvolvimento de muitas espécies vegetais. Sobrevivem aquelas que estão adaptadas ao clima frio. Os pinheiros, por exemplo, conseguem se desenvolver, pois possuemuma camada cerosa sobre as folhas, protegendo-as das baixas temperaturas e da neve. A vegetação rasteira que se desenvolve na taiga são os fungos e liquens.
A fauna típica das regiões de taiga é...
tracking img