Gladulas mamarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESOLUÇÃO DO TRABALHO DE ANATOMIA

Glândulas Mamárias

A primeira indicação de uma glândula mamaria é encontrada sob a forma de um espessamento em faixa da epiderme que é a linha mamária ou a crista mamária. Essa linha se estende de cada lado do corpo da base do membro anterior à região do membro posterior em um embrião de sete semanas, salientando-se de que essa linha desaparece com o tempo,mas pequena parte dela persiste na região torácica e penetra no mesênquima subjacente.

A partir daí ela forma 16 a 24 brotos que dão origem por sua vez a pequenos botões sólidos. Ao fim da vi da pré-natal, os brotos epiteliais formam os ductos lactíferos e os botões formam pequenos ductos e alvéolos da glândula. Inicialmente, os ductos lactíferos desembocam numa pequena fossa epitelial, logodepois do nascimento essa fossa é transformada no mamilo pela proliferação do mesênquima subjacente.



Situam-se sobre os músculos peitorais, estando fixadas a esses músculos por ligamentos do tecido conectivo (ligamentos suspensores da mama ou de Cooper).O tamanho das mamas é determinado mais pela quantidade de gordura em torno do tecido glandular (secretor de leite) do que pela própriaquantidade de tecido glandular. Assim o tamanho da mama pouco tem a ver com sua capacidade de secretar quantidades adequadas de leite, depois do nascimento do bebê.

Cada mama consiste de 15 a 20 divisões ou lobos, que estão dispostos radialmente. Cada lobo consiste de células glandulares secretoras de leite. Estas células estão dispostas em aglomerados parecidos com cachos de uvas, chamadosalvéolos. Pequenos ductos lactíferos drenam os alvéolos e convergem para a papila mamária ou mamilo, como os aros de uma roda de carroça. Apenas um ducto lactífero conduz de cada lobo até a abertura no mamilo. A área amarronzada em torno do mamilo é a aréola.



































SISTEMA ENDÓCRINO

1-CONSIDERAÇÕES GERAIS

Este sistema éconstituído por um grupo de glândulas endócrinas ou de secreção interna ou glândulas sem ductos cuja função principal é produzir e secretar hormônios diretamente no interior da corrente circulatória sanguínea pela qual são levados a todos os recônditos do organismo. Apesar dos hormônios atuarem como mensageiros para coordenar atividades de várias partes do corpo, apenas alguns órgãos ou tipos de célulasestão aptos a responder às suas estimulações. O órgão específico capaz de responder a determinado hormônio é chamado órgão alvo. O sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.





Sistema tegumentar é o sistema de proteção dos corpos dos seres vivos, protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente. Esse invólucro somente éinterrompido ao nível dos orifícios naturais (narinas, boca, olhos, orelha, ânus, vagina e pênis) onde se prolonga pela respectiva mucosa. Reveste todos os órgãos vivos e constitui barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos no ser vivo. O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. Dependentes da peleencontramos uma série de estruturas chamadas anexos cutâneos, que são os pelos, as unhas, as glândulas e mamas.

A epiderme é a parte mais externa da pele humana, apresenta-se pluriestratificada (com várias camadas de células) e é a única que está em contato com o meio ambiente. À medida que as células vão sendo produzidas pelo estrato germinativo, as células mais velhas vão se projetandopara a superfície do corpo e acumulando queratina (proteína responsável pela impermeabilização da pele). A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras. A epiderme é constituída por células epiteliais (queratinócitos),carente de vascularização , com disposição semelhante a uma "parede de tijolos" e possui...
tracking img