Compromisso com o ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensinar com compromisso

Definições do Ensinar:

O ensino é um jogo de ‘praticas aninhadas’, onde fatores históricos, culturais, sociais e trabalhos tomam parte, juntos com os indivíduos.Ensinar é intercambiar, compartilhar, confrontar, debater ideias e mediante estas atividades o sujeito transcende seus conhecimentos adquiridos, gerando novas estruturas mentais, ou seja, aprende.

Oque impulsiona o ensino: É a contradição entre as atividades teóricas e praticas resultantes dos processos de ensinar, pesquisar, aprender, avaliar e o nível de conhecimento mediante a aprendizagemdo aluno.

Três características básicas do ensino:

1° O ensino exige apreensão da realidade. Tratar o fenômeno do ensino como uma totalidade concreta, buscar suas determinações, pensa-lo emconexão com outras praticas sociais é o que se procura fazer, do ponto de vista de uma concepção critica do trabalho da didática. 2° Baseia-se na ideia do ensino como processo que se articula aaprendizagem. É uma ação consecutiva de aprendizagem. Nesse sentido, é impossível falar de ensino desvinculado da aprendizagem.

3° Diz respeito a visão de ensino como pratica social especifica quedetermina o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, sujeitos da aprendizagem.

Formas de ensino
Ensinar a aprender: É uma relação caracterizada pela unidade dialética do papel orientador edirecionador do professor e a auto-atividade do aluno. Ensinar a aprender é não apenas mostrar os caminhos, mas também Orientar o aluno para que desenvolva uma atividade critica que lhe permita compreendero mundo que o rodeia. Significa estimular a criatividade, o espirito investigativo, a curiosidade. É orientado para tomar a pesquisa como instrumento de ensino, de aprendizagem e de avaliação.Ensino com pesquisa aponta para o verdadeiro domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa, em seu próprio processo evolutivo. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Significa...
tracking img