Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística Reversa
A logística Reversa, conhecida também por reversível ou reversa, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. (Dias, 2005, p. 205). Os processos de logística inversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados e denominados como tal. Como exemplos de logísticareversa, temos: o retorno das garrafas (vasilhame),a recolha / coleta de lixos e resíduos recicláveis. Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais;a sobre-lotação dos aterros; a escassez de matérias-primas; as políticas e a legislação ambiental.
A logísticareversa aborda a questão da recuperação de produtos, partes de produtos, embalagens, materiais, de entre outros, desde o ponto de consumo até ao local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística reversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais são temas de relevo naatualidade.
Visão Geral
Atualmente a logística não aborda somente os fluxos físicos e informacionais tradicionais, desde o ponto de origem até o local de consumo. É muito mais abrangente, envolvendo todos os fluxos físicos, informacionais, toda a gestão de materiais e toda a informação inerente, nos dois sentidos, direto e reverso. A logística reversa tem um papel preponderante, neste novoconceito de logística, muito mais global e abrangente, como podemos constatar neste artigo.
O conceito de logística reversa tem várias definições, em função dos autores ou organismos em causa. Apresentam-se de seguida duas definição de logística reversa, segundo o CSCMP (Council of Supply Chain Management Professionals),uma organização internacional, e segundo os autores Rogers e Tibben-Lembke, que têmdedicado grande parte do seu tempo à investigação, desenvolvimento e sistematização desta área da logística:
• Segundo o CSCMP, logística é "a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeia, implementa e controla o eficiente e eficaz fluxo direto e reverso (logística reversa), e a armazenagem de produtos, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem até ao ponto deconsumo, com o propósito de satisfazer os requisitos dos clientes", e devo acrescentar dos usuários internos que se utilizam da informação financeira/econômica resultante.
• Segundo os autores Rogers e Tibben-Lembke (1998), a logística reversa pode ser definida como: "o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e eficácia e dos custos, dos fluxos de matérias-primas,produtos em curso, produtos acabados e informação relacionada, desde o ponto de consumo até ao ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar a deposição adequada".

Em resumo, a logística reversa tem como objetivos planejar, implementar e controlar de um modo eficiente e eficaz:
• O retorno ou a recuperação de produtos;
• A redução do consumo de matérias-primas;
• Areciclagem, a substituição e a reutilização de materiais;
• A deposição de resíduos;
• A reparação e refabricação de produtos;
Desta forma, o circuito da cadeia de abastecimento é fechado de uma forma completa, sendo o ciclo logístico completo.
Evolução
Desde há muito tempo que existem processos de logística reversa, não eram tratados e denominados como tal, como por exemplo, o retornodas garrafas (vasilhame), a recolha de lixos e resíduos. Foi nos finais da década de 80 que teve ínicio o estudo aprofundado e a sistematização dos processos inerentes à logística reversa, tal como ela é nos dias atuais.
O desenvolvimento e progresso da logística reversa tem sido impulsionado, em grande parte, pelas questões ambientais, relacionado com o problema da deposição das embalagens...
tracking img