Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA ANCHIETA
ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ATPS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PARTICIPANTES:
ALINE SANTIAGO BARBOZA RA: 6998328332
EUSILANE SANTOS SOARES RA: 6906419959
MARIELE APARECIDA MARQUES DA SILVA RA: 6950472873
REBECA DE SOUZA RA: 6577311704

PROFESSOR EAD DA DISCIPLINA: MA.YAEKO OZAKI

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 23 DE ABRILDE 2013.

RESUMO

O objetivo deste trabalho é inter-relacionar os conceitos de comportamento organizacional com o dia a dia das organizações. Trata-se de uma disciplina que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações. Dessa forma, tem o intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade.
Essa disciplinainclui assuntos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estruturas e processos de grupos, processos de trabalho entre outros.
A estrutura do trabalho baseia-se através das leituras e análises de textos sugeridos, pesquisas em campo, pesquisas em sites e em livros.
Com isso, confrontamos os conceitos da referida disciplina com situações dasorganizações, como por exemplo, trabalho em equipe, inovação, liderança entre outros.
Consideramos essa dinâmica como um meio fundamental para assimilarmos tais conceitos e para compreendermos o ambiente das organizações que ao qual está cercado de constantes mudanças.

SÚMARIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................página 04CAPÍTULO 1..........................................................................................................página 05

CAPÍTULO 2............................................................................................................página 08

CAPÍTULO 3.............................................................................................................página 11

CAPÍTULO 4............................................................................................................página 12

CONCLUSÃO ..........................................................................................................página 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... página 14

INTRODUÇÃO
Está claro que todas asempresas querem alcançar os resultados propostos no planejamento, obter lucros, ser reconhecida pelos seus clientes, enfim, ter sucesso, tais motivos é algo natural, ou seja, o caminho que toda organização deve alcançar: ela nasce, desenvolve, cresce, atinge o sucesso, no entanto, além de um excelente planejamento é fundamental saber lidar com as mudanças e ter como lema a inovação, pois dessa formaconsegue garantir sua permanência nesse mercado tão competitivo.
A administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Envolve também o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar, o uso de recursos a fim de alcançar objetivos, são as funções básicas da administração.
Percebemos que o comportamentoorganizacional pode ser analisado de forma qualitativa e quantitativamente, através de indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, entre outros. Têm-se aspectos, também relevantes, são os atributos psicossociais dos indivíduos, os movimentos dos grupos sociais dentro das empresas, que se manifestam através do comprometimento organizacional, clima e satisfação no trabalho. A análise obtidaatravés das informações quantitativas e qualitativas possibilita a empresa o redirecionamento organizacional, através do estabelecimento de estratégias, correções de políticas e práticas, reorganização dos grupos de trabalho, formação de equipes de alto desempenho, dentre outras ações que viabilizarão as vantagens competitivas da empresa.
O determinante do sucesso ou fracasso organizacional...
tracking img