Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
(Ciências Contábeis- 1º Semestre)
Comportamento Organizacional

Nome: Edilene Santos Martins
RA: 6497320848

Atividade Complementar
Tema: O que é comportamento organizacional (texto 1)

Profª.Maria Clecia

São Paulo
18/03/2013

Resumo Comportamento Organizacional

Estudo sistemático
Observação dos relacionamentos, tentativa de atribuição de causas eefeitos e conclusões baseadas em evidencia cientificam.
Intuição
Uma sensação, não necessariamente corroborada pela pesquisa.
De acordo com as teorias entende-se que o comportamento organizacional é um estudo do comportamento do individuo dentro do ambiente organizacional, ou seja, suas relações interpessoais, suas habilidades, atitudes, percepção, motivação.Ele é realizado de uma forma sistêmica,onde se atribui as causas e efeitos do comportamento dentro do ambiente organizacional, e busca soluções através de previsões sistemáticas, substituindo a intuição. Dentro do estudo é envolvida outras disciplinas,pois cada uma delas contribui para o estudo do comportamento dos indivíduos em diversos ambientes,e suas variáveis.
1-Psicologia é ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes,modificar o comportamento dos seres humanos e animais.
2- Sociologia é o estudo das relações entre as pessoas.
3- Psicologia Social é uma área dentro da psicologia que mistura conceitos desta disciplina com aqueles da sociologia, e tem seu foco na influência de um individuo sobre o outro.
4-Antropologia é o estudo das sociedades para a compreensão dos seres humanos e suas atividades.
5-CiênciasPolíticas é o estudo do comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro do ambiente político.
Com a competição no mercado de trabalho, para o executivo não basta ter habilidades técnicas, mas também possuir habilidades interpessoais,para o desenvolvimento da gestão,atualmente para um individuo salários e benefícios não são mais suas motivações, mas o importante é sua qualidade de vida no ambienteinterno e externo.
Diversidade da força de trabalho
A crescente heterogeneidade das organizações, com a inclusão de diferentes grupos.
Outro fator importante são as mudanças políticas sociais que ocorre, onde existe maior intercambio entre os executivos, as diferentes culturas, crenças, valores, etc. Estas mudanças estão cada vez mais presente dentro do ambiente organizacional, gerando uma mudançacomportamental, aonde cada pessoa vai se adaptando a organização e vice-versa. Este é um grande desafio para as organizações,administrar estas diversidades e levar ao aumento de criatividade,a inovação,tomada de decisão,soluções para os conflitos,crescimento nos resultados e menos rotatividade dos colaboradores,melhorando o relacionamento interpessoal.
Organização
Uma unidade social coordenada,composta de duas um mais pessoas, que funciona de maneira relativamente continua, com o intuito de atingir um objetivo comum.
Determina quais tarefas a ser realizada, quem vai realizá-las, como estas serão agrupadas, quem e quais as decisões a serem tomadas.
Executivos
Indivíduos que atingem objetivos por meio do trabalho de outras pessoas.
A função de um executivo dentro de uma organização é alocarrecursos para realização dos objetivos e as possíveis formas para alcançar-los, ou seja, sua função é planejar, controlar e liderar, e assim poder desempenhar suas habilidades, é necessário organizar um planejamento geral para organização, distribuir as tarefas a ser realizado para todos os colaboradores, acompanhar o desenvolvimento delas, e assim poder tomar as decisões precisas, manter umambiente motivacional com constante comunicação.
Liderança
Inclui a motivação dos funcionários, a direção do trabalho das pessoas, a seleção dos canais mais eficientes de comunicação e a resolução de conflitos.
Controle
O monitoramento das atividades, para assegurar que sejam realizadas como planejado, e a correção de quaisquer desvios significativos.
Os executivos desempenham 10 papeis no ambiente...
tracking img