Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA 1



Para que a empresa obtenha sucesso em sua nova sede, o gerente deve fazer uma análise da cultura da cidade local e uma seleção criteriosa com os candidatos, observando o comportamento relativo a função que o funcionário irá exercer,para que não haja problemas na organização. É importante observar os seguintes pontos.

2ª A

O sistema e a organização é o que modela a empresa,pois é caracterizada pela estrutura da empresa e seus processos de trabalho.

3ª D

Para a criação de uma organização não é prioridade que as pessoas tenham um grande capital. O que é prioridade é que as pessoas compartilhem a mesma opinião.

4ª C

A motivação humana (intenções, anseios, buscas e objetivos individuais) e a motivação financeira (lucro, produtividade, qualidade), são osprincipais fatores do Comportamento Organizacional.

5ª B

Abordagem contingencial pode ser definida por: Ações paliativas para projetos em crise ou ações gerenciais em forma de tomada de decisão para a resolução dos problemas organizacionais.



Trata-se da Teoria Geral do Sistema (TGS). Conjunto de elementos que são relacionados e que desenvolvem uma atividade para atingir determinadoobjetivo ou propósito, como no exemplo do bolo que depende de todas as partes para se compor. Essa teoria observa a organização como um todo e não em partes.



O mapa de campo é um modelo estruturado, orientador, de caráter didático, que é utilizado nas organizações para estudar toda a estrutura da mesma.



O elemento fundamental e essencial é o “objetivo”. Sem ele não tem comodesenvolver o sistema. O objetivo é quem vai direcionar como algo vai ser desenvolvido, como o produto vai ser fabricado, e como atenderá a necessidade da sociedade.



Sim. A psicologia estuda o comportamento individual, busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento do indivíduo. Um exemplo disso é a aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, controle e satisfação com oseu trabalho de forma geral, na empresa como um todo.

10ª

Não. Os autores Caravantes e Kloecner afirmam que todos os tipos de sistemas devem ser administrados, pois não o fazem sozinhos.



TEMA 2



Treinaria o pessoal já contratado, observaria quem se encontra no perfil da empresa, depois disso faria as demissões necessárias e partiria para as contratações e para as mudanças comas novas ideias e publicidade.

2ª A

A química, a física, a tecnologia da informação e espera-se uma 4ª onda, certamente ligada a Biologia.

3ª C

As mudanças trazem consequências sociais, políticas e tecnológicas para as empresas, como também consequências positivas e negativas.



A – falso – A estática ambiental é característica de uma empresa tradicional.

B – falso – Aestática ambiental descreve a organização onde a burocracia impera, onde centraliza poder e não está ligada a interação.

C – verdadeiro – Turbulência ambiental é a característica de uma empresa inovadora, pois se adaptam as mudanças.

D – verdadeiro – Estática ambiental são empresas de características tradicionais, pois não reagem frente às mudanças.

E – falso – Estática ambiental e turbulênciaambiental referem-se à postura da empresa frente à mudança e não em relação a sua estrutura hierárquica.

5ª A

As três dimensões principais no cenário atual com as quais os gestores devem se preocupar são: organização econômica, organização humana, organização social.



A organização renovadora busca modificar a estrutura da empresa de acordo com as mudanças expostas pelo meio ambienteexterno, se ajustando e acompanhando as novas realidades.



Um colaborador associado é aquele trabalhador que deixa de realizar atividades mecânicas para contribuir com seu saber de forma estratégica, passando a ter possibilidades e poder tanto quanto o investidor, porque o conhecimento hoje é comparado a um investimento financeiro.



Ele conhece a missão, a visão e os objetivos...
tracking img