Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Universidade Anhanguera
Centro de Educação à Distância
Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Comportamento Organizacional
Prof
Tecnologia em Gestão Publica

Ana Beatris Ribeiro – RA 6791398740
Carlos Alberto Carvalho de Moraes – RA 6581334873
Lupercio Ferraz – RA
Márcia Aparecida Martins Silva – RA 6581320694
Maria Eugênia Bizestre Orlato –RA 6746342852
Ricardo Tadeu Balles – RA 6789438921

O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. Ofoco será: definir comportamento organizacional, descrever o que fazem os executivos, Explicar a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional, listar as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos do comportamento organizacional, identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional,explicar por que os executivos precisam de conhecimentos sobre comportamento organizacional.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento Organizacional. Executivo. Organização.

INTRODUÇÃO

Enfocaremos neste, aspectos relevantes sobre o comportamento organizacional, que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com opropósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. 
Estuda três de terminantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente. 
A qualidade do trabalho eo apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais. 
Uma organização precisa ter políticas explícitas ou implí¬citas que orientarão a tomada de decisão. Asorganizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados. 
Existe um pano de fundo comum às diversas abordagens sobre funções, papéis, habilidades e atividades de administração: todas elas reconhecem a supremaimportância da gestão de pessoas. 

1 EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Embora na prática os executivos já tenham compreendido há muito tempo a importância das habilidades interpessoais para a eficácia da gestão, as escolas de administração demoraram um pouco para captar essa mensagem. 
Até o final da década de 80, o currículo dessas escolas enfatizava os aspectos técnicos da gestão. Seufoco principal era em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais não recebiam quase nenhuma atenção. (ROBBINS, 2005, pág. 2)

Nas últimas décadas, contudo, os pro¬fessores começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficácia da gestão, e cursos voltados para essa área foramsendo agregados ao currículo. 
O conceito de Administração Geral esta mudando. Não existe mais o executivo capaz de utilizar princípios de Administração gerais e universais de maneira eficiente, em qualquer país, empresa ou setor. Cada organização é única, com características próprias que a diferenciam das demais, e um modelo de Administração bem-sucedido, utilizado em uma organização, não será...
tracking img