Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância das habilidades interpessoais

Até o final da década de 1980, o currículo das escolas de administração enfatizava os aspectos técnicos da gestão, focando em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais recebiam relativamente pouca atenção. Nas últimas três décadas, contudo, as faculdades de administração começarama perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficácia da administração, e cursos voltados para essa área como comportamento organizacional, liderança, negociação, motivação, etc; foram sendo agregados ao currículo. O desenvolvimento das habilidadesinterpessoais de gestores também auxilia as organizações a atrair e reter funcionários com alto nível de desempenho. Independentemente das condições do mercado de trabalho, os funcionários que se destacam estão em falta. Um exemplo da importância das habilidades interpessoais dos gestores é que nas melhores empresas para se trabalhar, onde as práticas de liderança e relacionamento são mais bem avaliadas,cerca de 20 por cento dos funcionários permanecem por mais de dez anos nas organizações, ao passo que nas outras empresas brasileiras esse índice é de apenas nove por cento. Ter gestores com boas habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente de trabalho mais agradável, o que, por sua vez, facilita a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas. Além disso, criar um ambiente detrabalho agradável parece fazer sentido do ponto de vista econômico. Por exemplo, a rentabilidade média das 150 Melhores Empresas para você trabalhar do Guia Você S/A exame foi consideravelmente superior a das 500 maiores empresas brasileiras. Enquanto a rentabilidade das primeiras foi de 18,04 por cento em 2007, a das maiores empresas ficou em 12,87 por cento.Sendo assim, fica claro que no mundo de hoje os administradores não podem depender apenas de suas competências técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais.

O que fazem os administradores

Os administradores realizam tarefa pormeio de outras pessoas. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos. Os gestores trabalham em uma organização, a qual pode ser definida como uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum ou um conjunto deobjetivos. Organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum. As indústrias, empresas de serviço, escola, hospitais, igrejas,unidades militares, lojas, delegacias de polícia, e órgãos públicos, sejam eles municipais, estaduais ou federais são definidos como organizações.

Funções dos administradores

Os administradores desempenham quatro funções gerenciais: planejamento, organização, direção, e controle.As organizações existem para atingir objetivos e o gestor é quem define esses objetivos e as possíveis formas de alcança-lo. A função de planejamento engloba a definição das metas e...
tracking img