Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Sumário

1. Introdução 2
2. Cultura Organizacional: O que é? 3
2.1 Elementos e Características da Cultura Organizacional 5
2.2 Como se transmite a Cultura Organizacional 7
2.3 Identificação da cultura organizacional 9
3. Contribuições da cultura no desenvolvimento organizacional 11
3.1 Respondendo à globalização 11
3.2 Administrando a diversidade da força de trabalho 113.3 Aumentando a qualidade e produtividade 12
3.4 Melhorando o atendimento ao cliente 13
4. Conclusão 15
5. Bibliografia 16

Introdução
O mundo dos negócios hoje, è caracterizado pelas ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconómico. Como resultado dessas mudanças no ambiente, as organizações são impulsionadas aadoptarem novas estratégias, requerendo com isso, lideranças que não se restringem apenas em planear, organizar e controlar.

Segundo Schein (2001), a cultura é derivada de três forças: as crenças, valores e pressupostos dos fundadores; o aprendizado do grupo e novas crenças; valores e pressupostos trazidos por novos membros e líderes. Tal como afirmam Kotter e Heskett (1994) a liderança deve estaratenta às mudanças e que através dos valores é preciso ajudar as empresas a adaptarem-se a um ambiente competitivo e mutável.

Entende-se assim, que os líderes do mundo dos negócios de hoje precisam ser pessoas com habilidades humanas em alto grau de refinamento, com consciência da importância das pessoas e da necessidade de gerir de maneira constante os processos de mudança através da culturaorganizacional, influenciada pelo tipo de modelo de gestão, pelo comprometimento dos colaboradores, pelas crenças e tabus, pelo tipo de liderança, entre outros factores.

O presente trabalho cujo tema è “Cultura e desenvolvimento organizacional”, tem por objectivo analisar a contribuição da cultura organizacional no contexto organizacional e sua influência no desenvolvimento das organizações.De forma específica o trabalha vai procurar entender o que é comportamento organizacional, como se processa.
Para o alcance dos objectivos propostos, iremos recorrer á revisão bibliográfica, ou seja, a pesquisa com base em material já publicado, constituído principalmente de artigos de periódicos e com material disponibilizado na Internet. Quanto a natureza esta pesquisa tem um carácterqualitativo já que vai procurar interpretar a cultura organizacional e atribuir-lhe um significado. Quanto aos objectivos, a pesquisa é descritiva uma vez que vai procurar descrever as características e vantagens da cultura organizacional com os antigos sistemas de gestão.

Cultura Organizacional: O que é?

A cultura surgiu no cenário da administração na década de 1980 e virou moda, como artigo devestuário organizacional. Entretanto, hoje, cultura organizacional deixou de ser apenas um modismo para virar factor influente em todas as organizações. Ela tem real importância para as empresas, pois as decisões tomadas sem a consciência da cultura podem trazer consequências inesperadas e indesejáveis. “A cultura concentra-se no interesse colectivo e na formação de uma organização unificada atravésde sistemas compartilhados, crenças, hábitos e tradições” (MINTZBERG, 2001, p.173).

Toda organização, por mais simples que seja, possui uma cultura própria, onde manifesta em muitas variáveis seus valores, crenças, costumes, tradições e símbolos.

Beyer e Trice (1986) conceituam a cultura organizacional, como uma rede de concepções, normas e valores que são tomados por certos e que permanecemsubmersos à vida organizacional. Deal e Kennedy (1988) adaptam a definição do dicionário de Webster e conceituam a cultura organizacional como padrões integrados de comportamentos humanos que incluem pensamento, discurso, acções e artefactos que dependem da capacidade humana para compreender e transmitir conhecimentos para gerações futuras.

Chiavenato (1994, p.52) afirma que a cultura...
tracking img