Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração de Empresas
Comportamento Organizacional





COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL







Alunos:





















Bauru, 21 de Abril de 2012






COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL











Trabalho deconclusão da primeira temática do Curso de Administração à banca examinadora de tutoria à distância da Faculdade de Administraçãoda Anhanguera Educacional,sob a orientação da Professora Mestre Maria Cristiane Vinholi de Britto.












BAURU
2012
SUMÁRIO
1- Introdução e Definição do Comportamento Organizacional....................................... 04
2- Desenvolvimento de Comportamento Organizacional................................................ 04
3- O Efeito de inovação dentro doComportamento Organizacional...............................05
4- Análise de Liderança....................................................................................................06
5- Percepção e Comunicação............................................................................................08
6-Conclusão.....................................................................................................................09
7- Referencias Bibliográficas............................................................................................09
8- ANEXO.......................................................................................................................10



































1. Introdução eDefinição de Comportamento Organizacional


Segundo Karla Sampaio, nos tempos atuais, as empresas necessitam muito mais do que uma simples coordenação ou gerenciamento em suas empresas, requer muito mais que isso, pois, a concorrência e exigência dos clientes nesse novo mercado fazem com que se eleve o nível intelectual de seus colaboradores com mão de obra qualificada.
OComportamento Organizacional visa à compreensão em todas as situações como em questões relacionadas ao poder, liderança, processos de aprendizagem e mudanças, atitudes, conflitos, percepção e outros tantos que afetam os indivíduos e suas organizações.
Dentro de uma organização, temos os mais variáveis tipos de comportamento, cultura, religiões, e para que isso funcione de forma sistêmica e harmônicaalcançando os resultados desejados, cabe aos gestores que façam um direcionamento para a interação e participação de todos os membros da organização, onde um respeite o outro e suas diferenças, em que o objetivo seja em prol da organização.


2. Desenvolvimento de Comportamento Organizacional


Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicasde gerência, como planejar, organizar e controlar.
As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
De modoparticular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da...
tracking img