Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Para se chegar ao fator da auto-realização, devemos passar por barreiras que normalmente não são fáceis, mas enfrentando-as podemos ter o orgulho de ter planejado, organizado,

Muito se tem discutido sobre o significado ou a definição que melhor explica o Comportamento Organizacional (CO), mas esse assunto vem sendo modificado cada vez mais ao longo do tempo.

O inglês Derek Pugh define oComportamento Organizacional como:

“O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela”

Ou seja, Pugh diz que o CO seria uma disciplina curricular, onde podemos estudar o Comportamento humano, focando nas funções e no resultado final dessa função, analisando também o comportamento individual ou global de umaorganização.

Seguindo um pouco mais além, Jonh Ivancevich define o CO de uma forma mais complexa e detalhada.

“O Comportamento Organizacional preocupa se com o estudo do

Comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobrea organização, seus recursos humanos e objetivos; o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”

Ivancevich analisa o foco das atitudes e instintos providos dos trabalhadores e ressalta o resultado obtido com grupos informais; que nada mais são os grupos de amigos que conquistamos em nosso ambiente de trabalho, havendo uma comunicaçãocoloquial a busca de percepções e emoções geradas pela análise psicológica.

Eficiência, Eficácia e Efetividade.

Para ter sucesso nas metas da organização, temos que ser eficiente no trabalho a ser desenvolvido.

Ser eficiente é fazer um trabalho correto, sem erros e que se destaque dos outros pela qualidade do plano executado.

Eficácia é ser eficiente para alcançar o objetivo proposto.Ex. Ao estudar para aprova, a eficácia seria ganhar o concurso.

Efetividade é a junção de ser eficiente e ser eficaz, pois assim o plano poderá sair do papel e vir para realidade; fazer existir.

Disciplinas do CO

Para que possamos analisar o Comportamento Organizacional precisamos conhecer as disciplinas que estão contidas no (CO).

Psicologia: Nível Individual de Análise; enfoque noindividuo, refletindo na percepção e concepção do mesmo.

Ex: Stress, Motivação, Aprendizagem, auto-estima e depressa o.

Sociologia: Nível Grupal de análise; foco na sociedade e comportamento da mesma.

Ex. Formação de grupo, operação do grupo em um ambiente de trabalho.

Antropologia: Nível Cultural de análise; Costumes, Restrições, percepção étnica, influencias de concepção.

Ex.crenças ações e significados que diferem de outro grupo.

Ciências Políticas: Nível Organizacional de análise; Liderança, uso do poder e conflito que possam existir em uma organização.

Ex. demandas, restrições e processo decisório.

Esses Quatro fatores que vão influenciar no estudo do Comportamento Organizacional, mensurando os esforços e alinhando os resultados.

A Psicologia ajuda nospequenos problemas da organização; fatores de motivação e auto-realização. A Sociologia trata de problemas maiores, que se relacionam com o meio externo (mudança, conflito e tecnologia). A antropologia cuida de assuntos estratégicos de culturas, minimizando os conflitos com as contradições culturais. As Ciências Políticas concede o entendimento do poder e como agir perante as restrições Organizacionais.Como efetuar o Estudo do CO.

Como o Comportamento Organizacional é uma área do conhecimento das ciências Sociais é analisado por métodos científicos que auxiliam na previsibilidade e habilidade para resolver problemas do cotidiano. Assim podemos ampliar nossa percepção, observando e agindo como grades gestores.

Em suma, para efetuar o estudo do Comportamento Organizacional, deve-se...
tracking img