Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objectivos da disciplina:


* Analisar o papel da publicidade no contexto histórico, social e cultural da sociedade contemporânea;
* Interpretar manifestações publicitárias à luz deconceitos e perspectivas teóricas;
* Relacionar características psicológicas básicas do individuo e tipos de aprendizagem que se traduzem em comportamentos do cidadão consumidor;
* Aplicar métodos etécnicas de iniciação à escrita persuasiva e criativa;
* Identificar o enquadramento legal e deontológico da actividade publicitária.

Publicidade – Um olhar sobre a história

O queparece ser o mais antigo anúncio comercial, foi descoberto em Tebas, no Egipto, inscrito num papiro há mais de três mil anos, anunciando uma recompensa pela devolução de um escravo fugitivo.
Na Grécia ena Roma clássicas, também, encontrámos dos primeiros vestígios da Publicidade que remontam à imortal cidade de Pompeia em Itália. Aí foram encontradas tabuletas que anunciavam combates sobregladiadores e referências a bordéis muito procurados na altura.
Na Idade Média surge a mais forma popular de Publicidade: o Pregão.
Este era utilizado pelos comerciantes para anunciar a venda dos seusprodutos.
A segunda etapa da história da Publicidade verifica-se no século XV com a invenção da prensa mecânica de Guttemberg. É precisamente no ano de 1482 que surge o primeiro cartaz publicitárioque anunciava uma grande manifestação religiosa.
No entanto, o primeiro anúncio publicitária aparece apenas no ano de 1625, em Inglaterra e seis anos depois surge a publicidade nos jornaisimpressos. O anúncio surgiu no periódico Mercurius Britanicus. Eram anúncios principalmente de teor informativo. O interesse não era cativar o interlocutor, mas sim, chamar à atenção para determinado produto.Com a ajuda de Benjamin Franklin, a publicidade começou a ser encarada do ponto de vista do consumidor. Um ponto de vista mais persuassivo. Em 1729, Benjamin Franklin publicou um anúncio de sabão...
tracking img