Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos grupos e indivíduos no ambiente dasorganizações, buscando sempre um equilíbrio para a organização. No intuito de reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Estuda o comportamento das pessoas no ambiente detrabalho, como se interagem com as outras pessoas do mesmo convívio profissional e como a empresa se relaciona com esses colaboradores ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vidapessoal e profissional.
As finalidades do C.O correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaramdeterminados fatos/acontecimentos. A previsão esta direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivocontroverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento humano, o qual é integrante fundamental nas organizações.
Conceito de Visão Sistêmica e Mudança
Visão sistêmica consiste na habilidadeem compreender ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dosistema, é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo.
Quando falamos de visão sistêmica devemos compreender que gerar informação é também difundi-la,lembrando que os processos corporativos acontecem continuadamente, ao contrário dos projetos, que são temporários e consequentemente passíveis de reformulação e ajustes.
Diante destes fatores, não épossível entendermos as organizações como sistemas fechados, pois o momento exige ações práticas, flexibilização dos processos e interação com o todo. Não há visão sistêmica sem percepção e gerenciamento...
tracking img