Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Vemos que nos dias de hoje as empresas veem o comportamento organizacional como uma poderosa ferramenta de negócios, não só para entender as necessidades, oportunidades e obstáculos dentro de seu próprio sistema empresarial, mas como entender também as suas interações empresa-cliente, empresa-fornecedor, empresa-governo, etc. O modo como cada pessoa ou grupo de pessoas recebe ouentendem uma informação pode ajudar e muito no mundo dos negócios, estar preparado para os diferentes tipos de personalidades ou necessidades de um determinado grupo social pode representar o sucesso ou derrota de uma investida empresarial.
Em um mundo cada vez mais globalizado, em que a informação flui com apenas um “click”, sabermos quem somos como organização, nossos anseios, capacidades,dificuldades e habilidades, e entendermos a quem queremos servir como cliente, falando sua linguagem própria e suprindo suas necessidades faz uma empresa de idéias vencedoras, com lideres confiáveis formadores de opiniões e um grupo de trabalho totalmente integrado as necessidades de negócios.










CAPÍTULO 1

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacionalconsiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar. Asameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto sócio econômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder,estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuasmudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacionalleva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas Organizações.

Comparação entre definiçõesde Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas edocumentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e...
tracking img