- TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – PLT, pag. 19

COMPLEMENTAÇÃO AO PLT, POIS ESTÁ NO PEA E ATPS =

- ORIGENS DO DO
O movimento de DO surgiu a partir de 1962 como um conjunto deidéias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento das organizações. No sentido restrito, o DO é um desdobramento prático e operacional daTeoria Comportamental em direção à abordagem sistêmica. Não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita, mas de um movimento congregando vários autores no sentido de aplicar as ciências docomportamento - e principalmente a teoria comportamental - na Administração. A maioria desses autores é constituída de consultores que se especializaram em DO.

- As origens do DO são atribuídas avários fatores, a saber:

- A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas, cada qual trazendo uma abordagem diferente.
- Os estudos sobre a motivação humana demonstraram a necessidade de uma nova abor dagem da Administração para interpretar a nova concepção do homem e da organização baseada na dinâmica motivacional.
- A criação do National TrainingLaboratory (NTL) de Bethel em 1947 e as primeiras pesquisas de laboratório sobre o comportamento
de grupo.
- A publicação de um livro em 1964, por um grupo de psicólogos do National Training Laboratory,expondo suas pesquisas com:

- A pluralidade de mudanças no mundo
- A fusão de duas tendências no estudo das orga
nizações:
- Os estudos sobre conflitos interpessoais,
- Os modelos de DOse baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.

- As Mudanças e a Organização
O conceito de DO está relacionado com os conceitos de mudança e de capacidadeadaptativa da organização à mudança que ocorre no ambiente. Isso levou a um novo conceito de organização e de cultura organizacional.

A tarefa básica do DO é mudar a cultura e melhorar o clima da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Comportamento organizacional. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comportamento-Organizacional/498952.html

MLA

"Comportamento organizacional" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comportamento-Organizacional/498952.html>.

MLA 7

"Comportamento organizacional." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comportamento-Organizacional/498952.html>.

CHICAGO

"Comportamento organizacional." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comportamento-Organizacional/498952.html.