comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0,2 em 0,2 pontos

Correta
Cada ser humano atua no seu dia a dia de maneira muito singular e pessoal, sendo algumas pessoas mais calmas e passivas e outras mais agitadas, pró-ativas e com mais iniciativa em suas ações. Desta forma, alguns se adaptam melhor a alguns tipos de trabalho. Estas idéias contemplam o conceito de:
Resposta
Resposta Selecionada: b.
Personalidade
RespostaCorreta: b.
Personalidade
Feedback da resposta:
Alternativa correta: Personalidade.

A personalidade humana é dinâmica, abrange todo o desenvolvimento do sistema psicológico de uma pessoa, não importando apenas um aspecto da pessoa, e sim, um total agregado que define “quem é realmente aquela pessoa”. Descrever um indivíduo é dizer quem ele é, qual é a sua história, o que ele faz, comoé sua composição familiar e ambiental, onde mora, do que gosta, etc.
Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta
Jane formou-se contadora no ano de 2005, em uma grande e reconhecida Universidade. Após inúmeras entrevistas com recrutadores, ainda no campus da universidade, foi contratada por uma das maiores empresas de contabilidade do país. Jane ficou muito feliz com a oferta que recebera,pelo trabalho desafiador em uma empresa de prestígio e também pela excelente oportunidade em obter valiosas experiências profissionais, e o maior salário que qualquer de seus colegas havia recebido. Jane era a melhor aluna de sua turma, era ambiciosa, articulada e esperava-se que ela recebesse este tipo de oferta do mercado. Após 12 meses de ingresso na empresa, seu empregador estava muitosatisfeito com o seu desempenho, o que o fez ofertar-lhe mais benefícios referentes à prêmios e bonificações. Entretanto, a motivação de Jane caiu dramaticamente, pois nesta mesma época a empresa contratou um recém-formado, da mesma universidade de Jane, sem a mesma experiência que ela acumulou em um ano, e ainda por cima com um salário 15% maior do que o dela. Jane além de enfurecida teve seu estado deânimo minimizado ao máximo, levando-a a pensar em buscar um outro emprego. A situação de Jane serve para ilustrar a:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Teoria da Equidade.
Resposta Correta: e.
Teoria da Equidade.
Feedback da resposta:
Alternativa correta: Teoria da Equidade.

Funcionários fazem comparações entre o seu trabalho e o dos outros. O funcionário daí percebe o que se recebedo trabalho em relação ao que se dá a ele, e aí se compara esta relação com a relação de outros funcionários relevantes. Quando este tipo de comparação traz ao funcionário a percepção de que estas relações são iguais, afirma-se que há um estado de equidade, pois se compreende a situação como justa, ou seja, a justiça prevalece. Quando se percebe que as relações são desiguais, experimenta-se umatensão de equidade. A Teoria da Equidade demonstra que para a maioria dos funcionários, a motivação é influenciada pelas recompensas relativas e/ou absolutas. O caso de Jane nos demonstra a Teoria da Equidade (tensão da equidade), pois a funcionária percebe a situação como injusta e desigual, o que gera falta de motivação em continuar no trabalho e na empresa em si.
Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontosCorreta
Altos executivos determinam as metas das organizações, quais produtos ou serviços oferecer, como financiar as suas operações ou onde localizar uma nova unidade da empresa. Os executivos de nível médio e inferior determinam o cronograma de produção, selecionam os novos funcionários e decidem como financiar os aumentos salariais. Os demais funcionários determinam se irão ao trabalhoou não, quanto esforço despenderão nas atividades, e se cumprirão as ordens do chefe mais imediato. Os exemplos mencionados retratam:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Tomada de decisão individual.
Resposta Correta: c.
Tomada de decisão individual.
Feedback da resposta:
Alternativa correta: Tomada de decisão individual.

Nas organizações os indivíduos tomam decisões a todo...
tracking img