Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional












































Conceituando Comportamento Organizacional

Vivemos em uma sociedade formada por organizações, atualmente nascemos, crescemos, estudamos e trabalhamos em ambientes formados por pessoas, as organizações nunca foram tão importantes. Fica evidente que a vida depende dasorganizações e estas do trabalho de seus funcionários, esse contato e relação inicia o entendimento do comportamento nas relações de trabalho.
O Comportamento Organizacional é uma área da administração que analisa, avalia, e estuda o comportamento, as ações e atitudes do ser humano dentro de um ambiente de trabalho, assim como o impacto que esses trazem às organizações. Ao mesmo tempo em que oser humano exerce influência sobre a organização, a organização tenta modelar postura e pensamentos dos seus colaboradores. Trata-se de uma relação complexa e mútua que ocorre o tempo todo e exige a atenção especial dos profissionais ligados à gestão de pessoas.
O comportamento pode ser refletido sob dois aspectos, o aparente e o subjacente, ou seja, o visível e o oculto. No comportamentoaparente temos o que é visto facilmente e aflora nas pessoas, é aceito pela maioria. No subjacente ficam os sentimentos que não são aceitos, as atitudes reprimidas guardadas no inconsciente que não raramente são identificadas parcialmente nas posturas do dia a dia.
O objetivo de estudo do Comportamento Organizacional é poder explicar, compreender, prever e controlar o comportamento humano,visa também a satisfação do trabalho, a motivação, comunicação eficiente, a liderança, o emporwement, a inovação e ética nas relações sem esquecer a eficiência e eficácia operacional necessárias para a manutenção e expansão dos negócios de uma organização. Ao analisar o ambiente, o comportamento e o clima de uma empresa, o profissional deve estar atento a conceitos da administração, psicologia,sociologia, e outra ciências pois o CO. não pode ser visto somente através de um único prisma.
Todo CO. é influenciado pelas estruturas, grupos de trabalho, clima, cultura da organização, hierarquia imposta, planejamento, visão, missão, nível de conhecimento dos colaboradores, tradições, diferenças regionais, sexo, escolaridade, particularidades e individualidades, enfim, uma série de fatoresdistintos que interagem, entram em conflito, mas que devem manter um bom nível de harmonia para que o comportamento seja o esperado e assim se atinja os propósitos da organização e os pessoais de cada integrante desse grupo. A relevância desse tema é bem exemplificada com as palavras de Karla Sampaia: “Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da mudança ou podem ser uma barreirapoderosa contra elas” (texto Comportamento Organizacional-Princípios, de Karla Sampaia).





Comparando definições de Comportamento Organizacional

Analisando e comparando as definições de Comportamento Organizacional trazidas por Idalberto Chiavenato em seu livro - Recursos Humanos, Editora: Compcta e pela autora do texto Comportamento Organizacional-Princípios, Karla Sampaio,podemos ver o consenso de pensamentos e definições que esses dois autores apresentam em suas obras. Ambos os autores definem CO. como o estudo de indivíduos e grupos de trabalho que atuam nas organizações, os resultados dessa apreciação são usados estrategicamente como ferramentas para alavancar os negócios.
Para Karla, Comportamento Organizacional avalia o impacto das pessoas em uma empresa e ainfluência das organizações na vida de cada funcionário, pois elas modelam constantemente a postura e os pensamentos dos seus membros. Chiavenato diz em seu livro que é o estudo da dinâmica das organizações e das pessoas que a compõe, e que somente através de coordenação e junção de esforços é possível alcançar os objetivos individuais. Esses objetivos não seriam alcançados sem a ajuda mútua...
tracking img