Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância







Comportamento Organizacional



















São Caetano do Sul / SP
2012








Introdução


Nosso texto esta baseado no estudo do comportamento organizacional do ser humano, sua relação em seu ambiente de trabalho, a qual esta associada a varias outras ciência. Éatravés dessa junção que o homem e as organizações são avaliados e analisados, formando soluções para problemas que possa existe nesse convívio, o qual tem como objetivo motivar seus trabalhadores incentivando – os na produtividade, assim aumentando os lucros das organizações.
No decorrer do texto vamos poder analisar melhor essa relação tão complexa. No primeiro capitulo encontramosuma breve abordagem do conceito de comportamento organizacional, junto com a teoria geral do sistema, a qual nos proporciona um melhor entendimento sobre o tema. O segundo capitulo traz um relato de uma pesquisa sobre inovação em seu ambiente de trabalho, essa pesquisa foi realizada em uma escola estadual do estado de São Paulo com pessoas de diferentes faixas de idade e diferente grau deescolaridade, também podemos observar as resposta dessa pesquisa, pois, o questionário esta anexado no final do nosso texto.
Já o nosso terceiro Capitulo abordaremos o trabalho em equipe seus pós e seus contras, focando os benefícios de se trabalhar em equipe e como um líder deve se organizar e se comportar para poder comandar sua equipe. O nosso quarto e ultimo capitulo descreve a influênciada comunicação no mercado, onde as empresas passam a ser dependente dessa ferramenta principalmente quando essa comunicação esta ligada a divulgação de um espaço ou produto da instituição, a qual se utiliza do telemarketing como meio de comunicação. Mas no decorrer do texto vamos perceber a relação da percepção da comunicação relacionada à arte de administra, observando outras formas decomunicação, as quais podem ser benéficas ou maléficas para as organizações.










Comportamento Organizacional

Como sabemos cada individuo tem sua importância em seu ambiente de trabalho, o qual contribui para o desenvolvimento e progresso de uma determinada empresa, criando assim um vinculo entre empresa e funcionário um dependendo do outro, mas nessa relação pode haverconflitos os quais são analisados por uma área do conhecimento que se chama Comportamento organizacional a qual possui o auxilio de algumas disciplina como a sociologia e a psicologia, as quais juntas estuda a relação do ser humano com seu trabalho,seu comportamento e benefícios, como afirmar os autores John Ivacevich e Karla Sampaio:


“Comportamento Organizacional consiste noestudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos individuo, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.”(http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html)

“O comportamento organizacional preocupa – se com oestudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores.” (Ivancevich,2008, p.28).


Em nosso texto não podemos deixar de falar sobre as teorias geral dos sistemas, as quais fazem uma avaliação das empresas como um todo e não por umdeterminado setor empresarial, existem dois tipos de sistemas o fechado e outro aberto. O sistema fechado não apresenta uma troca de informações com o meio ele não influência nem se deixa influência pelo meio, ao contrario do sistema aberto o qual como o nome já diz esta aberto para trocas com o meio. Veja no quadro as diferenças entre os mesmos:
Teoria Geral dos Sistemas
|Sistema Fechado...
tracking img