Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
E SÓCIO-ECONÔMICAS – ESAG




FLORIANÓPOLIS
2011
Trata-se de dois livros que contam a historia do Brasil demaneira leve e sucinta.
O livro 1808 trata de fato dos 13 anos em que a Família Real Portuguesa esteve residindo no Brasil, desde a sua saída de Portugal em novembro de 1807 ate a volta a este país em1821, conta a historia de quando o rei de Portugal D, João VI ameaçado pelas invasões napoleônicas por ter furado o bloqueio continental com a Inglaterra, foge para a sua maior colônia na época oBrasil. Incluindo fatos e dados como a Revolução Francesa que “redesenhou o mapa da Europa”, a formação do Império Napoleônico, a vitoriosa resistência Inglesa, as tentativas de dominação francesa e aColonização do Brasil, cuja riqueza sustentou a realeza lusitana, para onde a Família Real transferiu a sede do governo Português.
Houve a criação da primeira escola de medicina do Brasil, criação deestradas, o tráfico de escravos, ataque ao cofre publico... Entre inúmeros outros acontecimentos, agora Portugal teria uma forte dependência em relação ao Brasil. O ouro, o fumo e a cana de açúcar,produzida na colônia constituíam o eixo de suas relações comerciais, visto que 61% das exportações portuguesas para a Inglaterra saíam do Brasil.
Dividido em 30 capitulo descreve vários fatos relevantespara construção da historia atual, que por suas entrelinhas mostra o legado que a cultura portuguesa nos deixou.
Com todas as fraquezas, todo o medo e covardia, além de toda a corrupção que cercou afuga da Família Real para o Brasil, devemos o princípio de nossa emancipação política
– Independência – hábitos e costumes , a esta travessia de 1808.

No livro 1822 a historia continua com apartida de D. João deixando o país falido, as províncias maljuntadas, desarticuladas, sem um governo central.
Acontece O Grito “independência ou morte” de D. Pedro que faz o Brasil passar de colônia...
tracking img