Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
POLO CRISTALINA-GO






CIÊNCIAS CONTÁBEIS




COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL











Cristalina-GO 2012
• Gabriela Souza Souto
RA: 376324

• Luana Ferreira Santana Almeida
RA: 378006

• Nayssa Tuane da Costa Oliveira
RA: 375836

• Sidéria Dantas de Oliveira
RA: 378581

• Vanilda Lopes Pereira Gomes
RA:376984

Tutora Presencial: Suelen R. Afonseca
Tutor a Distância: Dirceu Menezes
Professora EAD: Cristiane Vinholi de Brito
Disciplina: Comportamento Organizacional.
Período: 1° período.
Cristalina-GO, 17 de abril de 2012.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL





Cristalina-GO, 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP



















Dedicamos este trabalho a nossatutora presencial e a nosso tutor a distancia que buscam sempre que possível nos auxiliar em nossas dúvidas.










Cristalina-GO, 2012.

SUMÁRIO

Introdução 05

CAPITULO 01
Comportamento Organizacional (Definição) 06
Comparação de Autores (Chiavenato e Dubrin) 07
01 Figura (Quadro Comparativo entre sistemas) 08
CAPITULO 02
Inovação (Pesquisa) 09
Inovação Organizacional10

CAPITULO 03
Trabalho em Equipe 11

CAPITULO 04
Percepção e Comunicação 12

Conclusão 14
Referências Bibliográficas 16








INTRODUÇÃO

As organizações apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se organizarem dentro dos padrões de comportamento obedecendo às normas, os princípios e os valores impostos pela administração.
Acapacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos garantem uma diferenciação à empresa. Pois uma empresa não é construída apenas por números, balanços e patrimônios (dados tangíveis), e sim é formada por líderes que a conduzem, dos seus funcionários, das normas, políticas e princípios organizacionais (dados intangíveis). Dentro de uma empresa os funcionáriosdevem agir como membros do grupo em que estão inseridos.
O Comportamento Organizacional deve ser analisado através dos índices de trabalho, além dos indicadores contábeis, que representam o desempenho financeiro. Além disso, também podemos citar os atributos psicossociais das pessoas, o movimento dos grupos sociais na empresa e a satisfação no trabalho.
Para que um profissionalconsiga definir objetivos e metas dentro da empresa, ele tem que saber o tempo e a hora certa para tomar suas decisões, pois pra isso ele precisa ser eficiente e eficaz. A eficiência é responsável por fazer com que o administrador consiga obter bons produtos, com um bom desempenho na sua empresa. Já a eficácia é muito importante para aquele administrador que deseja fazer o que for preciso pelaempresa, para alcançar um determinado objetivo.
Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz, que se pode realizar dentro de uma empresa.









CAPÍTULO 01

Comportamento Organizacional

Definição:
O Comportamento Organizacional é um campo de estudo que busca prever explicar, compreender e modificar o ser humano dentro dasorganizações. Através desse estudo é possível observar o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura exercem dentro dessas organizações sobre o comportamento humano. Preocupando-se com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esses comportamentos afetam no desempenho das empresas.
Ele estuda o comportamento, as motivações, as relações entre pessoas, percepções, valores esentimentos dos indivíduos que as compõe visando auxiliares tanto as lideranças e chefias como as diversas áreas das empresas.
Seu foco é solucionar problemas buscando soluções para as empresas, visando à compreensão do comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e principalmente cada vez mais produtivas. Pois um colaborador infeliz faz o serviço de qualquer maneira apenas para...
tracking img