Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
Comportamento organizacional (CO) é um campo de estudo voltado à prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional, encontram-se três considerações importantes.
1. O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar comcolegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.
2. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.
3. O comportamento organizacional também analisa o“comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações – por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.
O comportamento organizacionaldefinido nesses termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Apesar das intenções de seus fundadores, o campo do comportamento organizacional tem resistido à unificação. Atualmente, encontra-se dividido emtrês áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciênciapolítica.

AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS:
Mesmo o gerente mais tolerante pode desejar, que as diferenças individuais de colegas e subordinados fossem semelhantes, a administração seria uma tarefa muito fácil, vez que não é possível que as diferenças individuais desapareçam, as empresas que desejam ter êxito devem ter tentar capitalizar as diferenças de modo aumentar sua competitividade. Na verdade, aspesquisas sobre como as empresas obtêm vantagens competitivas sustentáveis sistematicamente identificam a seletividade na contratação e a ênfase no treinamento como duas características centrais.

REENGENHARIA:
A avaliação das diferenças individuais é crucial para fins de treinamento, já que a intenção do treinamento é transformar a pessoa. Podemos também avaliar diferençasindividuais e depois responder a um descompasso verificado entre a pessoa e o cargo por meio da alteração do cargo, ou reengenharia dos processos de trabalho. Modificar cargos para acomodar melhor as habilidades e as características dos trabalhadores, tornou-se ainda mais importante dada a cobrança da sociedade, até de leis que exigem que os empregadores tenham “acomodações razoáveis” e se esforcem emempregar os deficientes físicos e mentais. Essas acomodações freqüentemente significam a eliminação ou alteração de um requisito de cargo ou a passagem do requisito para um cargo diferente, de forma que a falta de uma determinada habilidade não desqualifique um cargo para um trabalhador deficiente.
Um bom exemplo disto pode ser visto na Samsonite onde muitos cargos foram alterados deforma a poder serem executados por pessoas surdas. Muitas vezes, as acomodações realizadas são bem simples (na área de produção, as empilhadeiras são equipadas com luzes em lugar das tradicionais campainhas para alterar as pessoas sobre a presença de um veiculo móvel), mas eficazes na eliminação da necessidade de uma habilidade que algumas pessoas podem não ter. Como outro exemplo, a...
tracking img