Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Não importa quão bom o trabalho da empresa em recrutar e selecionar, novos empregados não são totalmente doutrinados na cultura da organização. Talvez mais importante, como eles não estão familiarizados com a cultura da organização, os novos empregados têm potencialmente probabilidade de incomodar as crenças e costumes que estão em vigor.
Um dosmaiores desafios enfrentados pelas organizações hoje, de todos os portes, é criar meios que mantenham todos os funcionários, colaboradores com os esforços voltados para os mesmos objetivos, é conseguir manter a unidade de pensamento. Ter um código de ética estabelecido, normas de condutas especificadas, tem sido uma ótima ferramenta para que isso ocorra, e por ser  uma ferramenta de grande valormoral  tem trazido muitas outras vantagens adicionais.
Começamos definindo sucintamente os termos e/ou palavras “organização” e “administrador”. Igrejas, empresas, escolas, hospitais, clubes e órgãos públicos, são respectivamente organizações.
Organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que de forma contínua funciona para atingir um objetivo comum.Administrador(es) são as pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nessas organizações, assim tomando decisões , alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização.
Contextualizamos acima, um resumo da importância das atividades/habilidades humanas; Podemos chamar esse estudo deComportamento Organizacional;
Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga as mudanças que os indivíduos, grupos ou estruturas têm sobre o comportamento numa organização, com a finalidade de usar tal conhecimento para promoção e eficácia da mesma.
Isto é, tudo o que uma pessoa sabe e usa para o desenvolvimento da instituição a que está vinculado é estudado pelo “ComportamentoOrganizacional,” sendo nos indivíduos, grupos e estruturas com um objetivo comum relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Comportamento Organizacional

Para Robert P. Vecchio...“Todos nos surpreendemos com os motivos pelos quais algumas pessoas têm sucesso e outros fracassam no mundo do trabalho[...] Embora a maioria de nósfrequentemente nada faça além de especular sobre os fatores que afetam nossa vida de trabalho, os estudiosos criaram um campo de análise voltado à pesquisa cientifica dos processos comportamentais que ocorrem em contexto de trabalho: o campo do comportamento organizacional (CO). nele engloba-se tópicos como atitudes, motivação e desempenho dos colaboradores, para citar apenas alguns, também se estendea fatores organizacionais e societários mais amplos, como a estrutura das organizações e as pressões ambientais, que influenciam o comportamento e as atitudes de uma pessoa.”

Sendo assim, Robert conceitua o CO, sendo: “O estudo sistemático dos comportamentos e atitudes de pessoas e grupos em organizações.”

[...] “Hoje ninguém duvida de que as organizações necessitam conhecimentos definanças, de marketing e produção[...] para terem êxito em suas atividades.
Mas, que para ser aprimorado, estudado e melhorado todas essas ares dentro de uma Instituição, empresa etcs. é preciso de um estudo, e para isso precisamos do CO.

Assim, entende-se que “ O Comportamento Organizacional(CO) preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambienteorganizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”

Sistemas Fechados Sistemas Aberto

1. Sistema Estático Simples 1. Sistema Aberto...
tracking img