Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SUMÁRIO

Introdução 3
Capítulo 1 - Conceito de Comportamento Organizacional 4
Capítulo 2 - Inovação 5
Capítulo 3 - A importância do trabalho em equipe 8
Capítulo 4 - Percepção e Comunicação 9
Conclusão 11
Referências 12INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa nos dias de hoje exige, tanto da parte dos diretores como dos colaboradores, constantes atualizações devido aos avanços tecnológicos, à globalização, à grande competitividade e concorrência.
Num mundo em constante mudança, é necessário que as organizações estejam aptas, abertas e prontas para inovar, não somente da estrutura em si, mas também das pessoasque ali trabalham.
Uma liderança eficaz auxiliará e muito nessas transformações. Um líder comunicativo, perceptivo, honesto, compreensivo, motivador e com muitas outras características interligará a relação entre os diretores e colaboradores e direcionará para que se tenha como lema a eficiência e eficácia tanto na produção como na prestação de um serviço.
Portanto, uma boa ferramenta de ajudaao administrador é o conhecimento em Comportamento Organizacional, pois engloba tudo o que foi citado anteriormente, ampliando, assim, a sua visão.

















CAPÍTULO 1
CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional seria o estudo e a visão do comportamento do ser humano em interação com o seu ambiente de trabalho, com os colegas e com aorganização, obtendo, assim, uma visão sistêmica. Estuda o ser humano com as suas diferenças étnicas, culturais, comportamentais, sexuais, seus pensamentos e decisões em uma interação com a organização e dessa relação estuda-se como afeta o desempenho da empresa tanto na produtividade como na prestação de serviços.
Visa também a satisfação, a motivação dos colaboradores, a eficácia eeficiência na produção ou no serviço, obtendo, então, maior flexibilidade nas diversas situações que acontecem no dia a dia de uma organização.

“O Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais.”
“OComportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e o desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência,eficácia e efetividade”. (Geraldo R. Caravantes, Claudia B. Caravantes, Monica C. Kloeckner. Comunicação e Comportamento Organizacional – Porto Alegre, RS: ICDEP, 2009).


“É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura, têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficáciaorganizacional”. (ROBBINS, Stephen P. – Comportamento Organizacional –São Paulo – Prentice Hall, 2002).

Os autores demonstram uma síntese sobre o conceito de Comportamento Organizacional, sendo o primeiro citado de maneira mais abrangente e o segundo de forma simples e resumida, porém, ambos retratam sobre o conhecimento do ser humano como um todo e a sua interrelação na organização paraque haja o desenvolvimento da produtividade, do alcance dos objetivos e que se tenha responsabilidade pública e ética. Aonde também se analisa, se antecipa situações e mede-se os resultados.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO


|SISTEMA ABERTO |SISTEMA FECHADO |
|...
tracking img