Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
IntroduçãoTÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
 
 
​Neste trabalho abordaremos os diversos aspectos da negociação e as inúmeras definições dadas por diversos autores.
 
​Para compreendermos o tema “negociação” desse trabalho, devemos partir do principio de que até mesmo para as atividades mais simples do nosso dia-a-dia participamos de uma negociação.
 
​Negociamos quando vamos ao mercado equeremos um desconto, negociamos no trabalho, com a família, o dia todo em diversos contextos diferentes.
 
​Daí a importância de saber negociar, conhecer seus métodos e tipos de negociados, que serão melhor explicados no decorrer deste trabalho, tudo isso, não apenas para as atividades corriqueiras, mas principalmente para melhorar as nossas relações interpessoais no trabalho.
 
​Com a rapidez comque as informações são transmitidas hoje em dia, estar bem informado, e saber conduzir uma negociação, como verão a seguir, se tornou uma característica fundamental para qualquer profissional.
 
A negociação nada mais é do que um processo através do qual duas ou mais partes se afastam dos seus pontos de divergência inicial para chegar a um ponto em que se consegue um acordo.
 
​Neste trabalhoabordaremos assim, os diversos aspectos da negociação e alguns métodos de negociação e tipos de negociadores, em busca de uma definição que possa ser considerada completa e adequada para ser utilizado em qualquer tipo de situação.
 

 
 

 
 
 
 
Etapa 1
 
 
Toda negociação, se baseia em pelo menos dois participantes, negociador e oponente, em uma discussão na qual a sua conclusãodeverá agradar ambos participantes.
 
Podemos dizer que a definição de Negociação poderá sofrer algumas alterações dependendo da área a que estiver relacionada, bem como, o que se valoriza na negociação, mantendo sempre a base acima descrita.
 
Assim, podemos dizer que a palavra negociação poderá ser interpretada de uma forma para administradores, de outra para os juristas, e de outra paradiplomatas.
 
Como exemplo, podemos dizer que, juridicamente a negociação poderá ser facilmente definida como um entendimento preliminar em busca de um acordo, enquanto que para os diplomatas em exercício, a negociação poderá ser vista como uma fase inicial em busca de uma convenção entre dois ou mais países, enquanto que para os administradores ou negociantes, a negociação poderá ser entendida comoa formalização de um negócio, ou contrato.
 
Segue algumas definições de negociação:
 
“Negociação é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes idéias e necessidades”. (Accuf, 1993)
 
“Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”. (Fischer e Ury, 1985)
 
“Negociação é um conceito emcontinua formação que está amplamente relacionado a satisfação de ambos os lados”. (Scare e Martinelli, 2001)
 
​Consideramos como a definição mais completa e abrangente de negociação, a explicação dada por Junqueira (2003a ), Vice Presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC):
 
“Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultadopossível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.”
 
 
Etapa 2
 
 
Para uma negociação de sucesso, é preciso que as partes envolvidas, tenham conhecimento do assunto a ser tratado e principalmente mutuorespeito. Sabendo escutar a outra parte e jamais ludibriar ou trapacear, atitudes essas que só levam ao sucesso momentâneo.
 
Havendo confiança entre as partes haverá maior probabilidade de sucesso e satisfação duradoura para os envolvidos.
 
Devemos destacar ainda que não basta ter sucesso em uma negociação, mas deve-se estabelecer uma relação duradoura entre as partes, uma vez que a...
tracking img