Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição segundo Senge: “As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”.
Segundo Senge a 5 fatores importantes para um boa organização, sendo eles Dominio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizado em equipes, Pensamento sistêmico.

(SENGE, Peter. A quintadisciplina : arte, teoria e prática da organização da aprendizagem. São Paulo : Best Seller, 1993. Citado por: LUCK, Heloísa. Em: Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto a formação de seus gestores)



O Comportamento Organizacional  trata-se de uma área que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Através dele, podemos destacar diversas características, como:

1.1 AIMPORTANCIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACINAL

A empresa que busca inovações sobre o comportamento organizacional ela consegue trazer para seu grupo mais organização, motivação, e produtividade faz que seu grupo tenha um desempenho melhor em superar as dificuldades e pressões do dia a dia.

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Desafios de Aprendizagem
ComportamentoOrganizacional

Curso: Ciências contabeis
Semestre: 1º
Professora EAD: Maria Cristiane Vinholi de Brito
Período Letivo: 2012/1
Turma: Segunda e Quarta

RA 368253 – Cheyenne Bartmeyer Ferreira
RA 368252 – Jailson Ricardo de Campos
RA Osmar

Sumário

Desafios I e II de Comportamento Organizacional 3
Introdução dos Desafios 3
1. Desafio I 4
1.1. Introdução 4
1.2. Desenvolvimento 4
1.3. Considerações finais6
2. Desafio II 7
2.1. Argumentação 7
3. Anexos 8
4. Bibliografia 10


Desafios I e II de Comportamento Organizacional

Introdução dos Desafios

O presente trabalho traz como conteúdo os Desafios de Aprendizagem da disciplina de “Comportamento Organizacional”, ministrada pela Professora EAD Maria Cristiane Vinholi de Brito, 1º semestre da turma, de Seguanda e Quarta Curso de Ciências ContábeisPólo deTelêmaco Borba – PR.
Os temas abordados são conceitos de Comportamento Organizacional; a velocidade e os efeitos nos indivíduos das mudanças nas organizações; as concepções de personalidade; as formas de motivação; as características de uma equipe e grupo; o papel e a influência dos líderes; concepções de eficiência e eficácia; e a importância da comunicação para as organizações.
O trabalho écomposto de dados consultados nos PLTs, nos sites propostos, em recursos da biblioteca da faculdade, tais como livros sobre o tema, e os esclarecimentos apresentados em sala de aula pela Professora EAD e pelo Professor-Tutor presencial.
Para o desafio I os passos conferidos às etapas foram agrupados e traduzidos, permitindo a elaboração e explanação dos temas solicitados, descritos no contextoapresentado nos itens “1.2.Desenvolvimento” e “1.3.Consideração Finais”.
Para o desafio II os passos conferidos às etapas foram agrupados e traduzidos, permitindo a elaboração e explanação dos temas solicitados, descritos no contexto apresentado no item “2.1.Argumentações”.
Os itens “3.Anexos” e “4.Bibliografia”, referem-se a ambos os desafios.


1. Desafio I

1.1. Introdução

O primeiro desafio écomposto por duas etapas onde a primeira apresentou as abordagens da visão sistêmica e as mudanças conferidas ao Comportamento Organizacional, e a segunda as abordagens da Inovação e as Organizações; e O Indivíduo, a personalidade e a motivação.

1.2. Desenvolvimento

Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento que estuda as estruturas do funcionamento das organizações e a relação dessasestruturas com o comportamento das pessoas, buscando entendimentos sobre os elementos que motivam essas pessoas e o relacionamento da organização e o ambiente buscando mais melhorias para dentro da empresa.
Comparando duas obras de autores diferentes, onde o primeiro livro aborda a vantagem competitiva e o segundo o impacto das emoções no contexto de Comportamento Organizacional (vide...
tracking img